Onde está o submarino que foi atrás dos destroços do Titanic? A resposta para a pergunta que ronda as redes sociais e canais de mídia em todo o mundo depende das equipes de resgate.
Nesta terça-feira (20), grupos dos Estados Unidos e do Canadá intensificaram os esforços para encontrar o pequeno submarino Titan, com cinco pessoas a bordo e que desapareceu no oceano.
Apesar do desconhecimento da localização, é possível saber a identidade das pessoas que estão a bordo. Nessa matéria, você confere:
- Submarino Titanic
- Submarino Desaparecido Titanic
- Submarino Desaparecido
Quem está no submarino do Titanic?
Entre as pessoas a bordo do submarino está o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, 58 anos, fundador e CEO da empresa Action Aviation. Harding escreveu no domingo no Instagram que estava orgulhoso de participar na expedição.
O empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman também estavam no submarino, informou a família.
"O contato foi perdido com o submarino e as informações disponíveis são limitadas", afirmou a família em um comunicado. Também está na expedição o oceanógrafo francês Paul-Henry Nargeolet, especialista na história do "Titanic", de acordo com a publicação de Harding.
A embarcação, operada pela empresa OceanGate Expeditions, iniciou a descida na manhã de domingo (18) e perdeu contato com a superfície menos de duas horas depois, de acordo com as autoridades.
O submarino tem reservas de oxigênio para o tempo máximo de 96 horas para uma tripulação de cinco pessoas. Mauger afirmou na segunda-feira à tarde acreditar que ainda restavam 70 horas ou mais. Nesta matéria, você confere
Onde está o submarino desaparecido?
As informações são de que o submarino está no Oceano Atlântico.
Titanic zarpou do porto inglês de Southampton em 10 de abril de 1912 para sua viagem inaugural rumo a Nova York, mas afundou depois de colidir com um iceberg cinco dias depois. Dos 2.224 passageiros e tripulantes, morreram quase 1.500.
Os destroços do transatlântico foram descobertos em 1985 a 650 quilômetros da costa canadense, a 4.000 metros de profundidade, em águas internacionais do Oceano Atlântico. Desde então, a área é visitada por caçadores de tesouros e turistas.
Como estão as buscas pelo submarino
A Guarda Costeira americana explicou que as operações são complexas. As buscas, na superfície ou debaixo d'água, envolvem uma região "de quase 1.450 quilômetros ao leste de Cape Cod, a uma profundidade de cerca de 4.000 metros".
"É um desafio realizar uma busca nessa área remota, mas estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que possamos localizar a embarcação e resgatar as pessoas a bordo", afirmou na segunda-feira o contra-almirante John Mauger à imprensa em Boston, de onde coordena a operação. "Trabalhamos muito duro para encontrá-los", acrescentou.