EVENTO

PARADA DA DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO 2023: Confira horários e mais detalhes do evento deste domingo (17)

Sob o tema "O Amor é uma Política de Resistência", a parada deste ano busca diálogos essenciais sobre os direitos e a inclusão da população LGBTQIA+

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/09/2023 às 15:35 | Atualizado em 15/09/2023 às 17:14
Há paradas da diversidade por várias cidades, como no Rio de Janeiro - Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Parada da Diversidade de Pernambuco chega a sua 23ª edição neste domingo (17), na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, promovendo celebração, conscientização e engajamento sobre as pautas do movimento LGBTQIA+.

Sob o tema "O Amor é uma Política de Resistência", a parada deste ano busca diálogos essenciais sobre os direitos e a inclusão dessa parcela da população. A concentração inicia às 8h no Parque Dona Lindu, com discursos e performances artísticas. O desfile dos trios elétricos começa às 13h.

Histórico

Desde 2002, a Parada da Diversidade de Pernambuco é um marco na luta pelos direitos sexuais, promovendo visibilidade e livre expressão. Chopely Santos, Coordenadora do Fórum LGBT de Pernambuco, destaca a necessidade de resistência. "É essencial nos unirmos para preservar os espaços LGBTQIAPN+ que são fundamentais na luta contra a lgbtfobia. Precisamos unir forças, com determinação e sabedoria para superar o crescente conservadorismo.", diz.

"A Parada é um ato político feito para visibilizar as pessoas LGBTQIA+ e suas demandas. Este é o momento de estarmos juntos - mães, irmãos, pais, filhos, parentes... Juntos somos mais fortes. A luta pela democracia não pode parar", diz Thiago Rocha, também da coordenação colegiada do Fórum LGBT de Pernambuco.

Rivânia Rodrigues acrescenta: "O tema da Parada da Diversidade nos chama a exercer nossa cidadania, respeitando uma população que merece respeito e igualdade."

Segurança

A Guarda Civil Municipal do Recife atuará com o efetivo de 32 agentes, distribuídos em 20 agentes a pé com atuação na concentração Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, local da concentração do desfile e todo o percurso até a Padaria Boa Viagem, e apoio de quatro viaturas operacionais com três agentes cada.

A Polícia Militar informou que o esquema especial de segurança terá início às 8h, mesmo horário previsto pela CTTU para interdição do trânsito.

A PMPE estará empenhando equipes do Batalhão de Radiopatrulha, Cavalaria, BPTran, CIPMoto e do Serviço de Inteligência, além do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da SDS. O efetivo vai trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SAMU, Prefeitura do Recife e tantos outros órgãos.

"O trabalho da PMPE será coordenado por dois postos de comando, sendo um no Parque Dona Lindu e o outro na altura da Padaria Boa Viagem. Os 12 trios elétricos programados pela organização do evento terão acompanhamento a pé de patrulhas, que contarão também com apoio de quatro plataformas elevadas, instaladas no Acaiaca, Hotel Gran Mercuri, Pracinha de Boa Viagem e Hotel Atlante Plaza", diz a nota.

A faixa de areia também contará com a presença de policiais fazendo o acompanhamento. Já os corredores de acesso como a Avenida Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira, assim como as paradas de ônibus, terão a presença de viaturas em constante movimento.

A PMPE recomenda às pessoas que foram ao evento que procurem os policiais mais próximos se notarem alguma movimentação estranha aos objetivos da Parada. "Antes de ser efetivado em seus postos e área de atuação, o efetivo irá receber instruções da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), para que a relação entre a PMPE e os participantes do evento seja de respeito".

Mobilidade

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial para a circulação de veículos no evento, na Av. Boa Viagem. O trecho compreendido entre a Av. Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa será interditado das 8h às 20h.

Além disso, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Av. Boa Viagem também terão interdições no período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa. Um efetivo de cerca de 124 agentes e orientadores de trânsito participa das ações. Não será permitido o estacionamento ao longo do trecho interditado da Av. Boa Viagem.

Serviços

A Prefeitura do Recife estará presente na 22ª edição da Parada promovendo ações de conscientização, serviços de saúde e esquema de circulação do trânsito local durante a festividade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas levará a Estação Diversidade, onde serão divulgados o "Programa Recife sem Preconceito e Discriminação”, os serviços do Centro Municipal em Cidadania LGBTI+ e a Plataforma de Denúncias LGBTI+, lançada recentemente. O objetivo é acolher denúncias de preconceito e discriminação contra a população LGBTI+ e divulgar campanhas do programa Recife Sem Preconceito.

A Secretaria de Saúde do Recife estará atuando na concentração com uma equipe realizando ações de redução de danos e outra com agentes de prevenção sexual, que vão distribuir preservativos e prestar orientações sobre promoção à saúde sexual e prevenção combinada.

Ambas as equipes estarão distribuindo material informativo referente aos serviços especializados para a população LGBT, como o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, situado na Policlínica Lessa de Andrade, e o Ambulatório LBT do Hospital da Mulher do Recife.

Durante o percurso, a Sesau irá compor o Trio da Prevenção, junto ao movimento de combate ao HIV/Aids de Pernambuco e a Secretaria Executiva de Juventude do Recife. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as emergências municipais mais próximas do evento estarão de prontidão para prestar atendimento em caso de necessidade.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS