LANÇAMENTO

Livro mostra a guerra da Ucrânia pelo olhar de jornalista brasileiro

Formado pela UFPE, João Alencar lançará o livro: "Ao vivo da Ucrânia - Os bastidores cruéis da guerra vistos por um", na próxima quinta-feira (26), a partir das 18h30, na Livraria Leitura, no Shopping RioMar

Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 22/10/2023 às 9:11
Lançamento do livro "Ao vivo da Ucrânia - Os bastidores cruéis da guerra vistos por um jornalista brasileiro" será na próxima quinta-feira (26), na livraria Leitura, no Shopping RioMar - reprodução

O jornalista João Alencar, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançará o livro: "Ao vivo da Ucrânia - Os bastidores cruéis da guerra vistos por um", pela Matrix Editora, na próxima quinta-feira (26), a partir das 18h30, na Livraria Leitura, no Shopping RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife.

Na obra, ele relata os momentos de terror no início da guerra entre Rússia e Ucrânia. "Trago, no livro, a guerra em seu cotidiano e o impacto na vida de pessoas comuns - mulheres, homens e crianças com quem eu conversei, que eu escutei enquanto correspondente no terreno do conflito. Além, claro, dos bastidores da cobertura em um país em guerra", antecipou João Alencar.

Lançamento do livro "Ao vivo da Ucrânia - Os bastidores cruéis da guerra vistos por um jornalista brasileiro" será na próxima quinta-feira (26), na livraria Leitura, no Shopping RioMar - divulgação

Depoimentos fortes

Ao longo das páginas, o jornalista traz testemunhos em primeira mão do que viu em meio à carnificina. Histórias reais de mulheres, homens e crianças com quem conversou nos diversos momentos em que esteve na Ucrânia constroem um relato cruel, mas sensível do cotidiano de quem é afetado diariamente pela violência.

Relatos como os de Mariya, que encontrou o corpo do filho morto por soldados russos em uma casa abandonada; Samir, que buscava meios de deixar o país; e Valeriy, que agora vive com uma cratera causada por uma bomba em seu jardim, permitem vislumbrar o que significa viver a guerra na pele.

Lançamento do livro "Ao vivo da Ucrânia - Os bastidores cruéis da guerra vistos por um jornalista brasileiro" será na próxima quinta-feira (26), na livraria Leitura, no Shopping RioMar - reprodução

Além de retratar com fidelidade o cenário contemporâneo no país, o jornalista brasileiro também contextualiza o leitor sobre os eventos que culminaram com a invasão russa em 2022.

Bastidores da guerra

Apesar de ter nascido no Pará, o João Alencar cresceu e se formou no Recife, onde atuou no início da carreira. Atualmente, ele mora em Paris, na França, há 14 anos e, por já residir no continente europeu, foi o único jornalista brasileiro a sair de Moscou para Kiev, no início da guerra. "Não há dúvida de que a guerra na Ucrânia estará nos livros de História do século XXI. Já os relatos da população civil, daqueles que vivem a guerra na pele, nem sempre são contados nas grandes linhas dos eventos históricos", frisou o jornalista.

"Como eu digo na introdução do livro, ser testemunha de uma guerra de nada valeria se não fosse para compartilhar. Expor para que não se repita. Nem que seja uma utopia", complementou João Alencar.

Além de ser formado na UFPE, o jornalista também é mestre pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e já realizou reportagens em mais de trinta países, incluindo conflitos na Líbia e no Mali. Na Europa, João Alencar trabalhou para a Rádio França Internacional e o canal de notícias ITélé e, atualmente, é repórter especial para o canal de informações BFMTV, uma das emissoras mais influentes no país.

Serviço:

Lançamento do livro: "Ao vivo da Ucrânia - Os bastidores cruéis da guerra vistos por um jornalista brasileiro"

Data: 26 de outubro (quinta-feira)

Horário: das 18h30 às 21h30

Local: Livraria Leitura, no Shopping RioMar

Preço do livro: R$ 46,00

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS