MÚSICA

Festival de brega do Galo da Madrugada reunirá 24 bandas no Recife; veja programação

Festival Novembro Brega será realizado na Praça Sérgio Loreto, Centro do Recife, nos dias 17, 18 e 19 de outubro

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 31/10/2023 às 13:18 | Atualizado em 31/10/2023 às 16:33
Cantoras de brega fazem show na sede do Galo da Madrugada, após coletiva do Novembro Brega - JOSÉ MARCOS

Após anunciar uma homenagem a Reginaldo Rossi em seu desfile alegórico de 2024, o Galo da Madrugada abraça ainda mais o brega com o festival Novembro Brega, realizado na Praça Sérgio Loreto, Centro do Recife, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, sempre a partir das 20h. Confira a programação detalhada no final da matéria.

São mais de 20 atrações, agregando veteranos e revelações, como Conde Só Brega, Michelle Melo, MC Troia, Walter de Afogados, Amigas do Brega, Sheldon, MC Abalo e Os Neiffs. Estima-se um público de, aproximadamente, 50 mil pessoas por noite na Praça. A ideia é que o projeto agora integre o calendário oficial do bloco, assim como o Forrozão do Galo, em junho.

O Novembro Brega foi divulgado em uma coletiva que contou com a presença de muitos artistas, empresários e produtores do ritmo. O evento é uma iniciativa do Galo da Madrugada, em parceria com o movimento "Respeita o meu Brega", e conta com o apoio da Prefeitura do Recife e patrocínios privados.

Coletiva do Novembro Brega, na sede do Galo da Madrugada - JOSÉ MARCOS

"Sempre tivemos o desejo de inserir o brega na nossa agenda oficial. O brega já está com vários artistas nos trios do bloco, mas achávamos que ainda faltava algo. Conversamos com o vereador Marco Aurélio Filho em um evento na Bomba de Hemetério e ele disse que estava elaborando uma lei para criar um mês dedicado ao ritmo", explica Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.

"Nada mais justo e harmônico do que juntar o Galo, que é tão forte para a cultura pernambucana pelo frevo, com o brega, que está dentro do coração de todo mundo. Estamos estudando essa ideia há u ano para nascer do tamanho que é: um festival que terá 24 bandas."

Perseverança

Nega do Babado e Michelle Melo em coletiva do Novembro Brega, na sede do Galo da Madrugada - JOSÉ MARCOS

A cantora Michelle Melo, uma das atrações da programação, disse que o evento é resultado de um caminho trilhado pelo movimento brega. "É mais que um ritmo: é um movimento que devolveu a esperança, a dignidade das periferias. Os artistas que estão aqui começaram sozinhos, recebendo críticas. É muito difícil iniciar uma coisa quando o mundo é contra. Diziam que era ruim, sujo. Acho que a maior característica do brega é a perseverança. É justamente quando tudo diz não, a gente diz: só depende da gente e de Deus", disse.

"Estamos dentro do maior orgulho do nosso estado, que é o Galo. Não só o bloco. Conheço a história do Galo da Madrugada, que é um bloco que sabe que a comunidade precisa dele. O Galo tem essa sensibilidade. Nós já conseguimos o brega e agora conseguimos um novembro brega. Nós, que fomos tão maltratados e humilhados, estamos sendo exaltados por nunca termos desistido do nosso sonho, do nosso movimento brega".

O presidente do Galo, Rômulo Meneses, destacou a relação do bloco com as periferias. “Os talentos estão nas periferias. Vocês conhecem alguma orquestra de frevo formada em Boa Viagem? Eu não. Elas estão nas periferias do Recife e nas regiões metropolitanas. Vocês (do brega) são privilegiados por terem nascido e convivido com pessoas de talento. Estão de parabéns por fazerem surgir um ritmo, uma cultura nova, que é o brega. Reginaldo Rossi nasceu nos Coelhos.”

Política pública

Vereador Marco Aurélio Filho no Novembro Brega, na sede do Galo da Madrugada - JOSÉ MARCOS

O vereador Marco Aurélio Filho, fundador do movimento Respeita o Meu Brega", reforçou que a "cultura periférica é viva para a construção da política pública". "Chegamos na Câmara e, em uma conversa com a cantora Palas Pinho, percebemos que tínhamos de fazer valer toda a história do movimento brega. É por isso que temos visto essa construção de política pública”, disse o parlamentar.

"Em um passado não muito distante, esses artistas não eram respeitados por fazer música periférica. Não tinham os espaços que lhes eram de direito, mas agora temos consciência e valorização dessa cultura, para que a sociedade compreenda que o brega é legitimamente nosso".

Camisa

Coletiva do Novembro Brega, na sede do Galo da Madrugada - JOSÉ MARCOS

O Galo da Madrugada também anunciou a sua Camisa Oficial para o Carnaval 2024, que fará homenagem ao eterno rei do brega, Reginaldo Rossi. A peça - que terá suas vendas iniciadas durante os três dias de festival e, em seguida, na sede da agremiação, no valor de R$ 40 -, traz um galo com óculos, acessório que era a grande marca do cantor, envolto do tema Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo.

Uma ilustração que une a imagem de Reginaldo a elementos presentes na bandeira de Pernambuco, com o Sol e o arco-íris, e também a uvas e parreiras- em referência à música “A Raposa e as Uvas”, um dos maiores hit’s do rei - também compõe a arte da camisa, assinada pelo artista recifense Raoni Assis.

Confira a programação do Festival Novembro Brega:

Sexta-feira (17), às 20h
Tayara Andreza
Conde Só Brega
Sheldon
MC Abalo
Dany Myller
Os Tralhas
Amigas do Brega
Swing do Amor

Sábado (18), às 20h
MC Tocha
Os Neiffs
Valquíria Santana
MC Elvis
Walter de Afogados
Banda Kitara Nostalgia
Banda Sedutora
Nega do Babado

Domingo (19), às 20h
MC Troia
Michelle Melo
Lekinho Campos
Bateu a Química
Luiza Ketilyn
Banda Playback
Banda Labaredas
Eduarda Alves

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS