O Recife apareceu no ranking de Melhores Cidades Gastronômicas do Mundo realizado pela plataforma internacional TasteAtlas, um guia online de viagens experimentais para comida que reúne receitas, críticas e artigos de pesquisa.
A capital pernambucana ocupa a posição 55 de um ranking de 100 cidades, sendo a terceira cidade brasileira melhor colocada, atrás de apenas atrás de São Paulo (31º) e do Rio de Janeiro (43º). Salvador fecha a presença de cidades brasileiras na 66ª posição.
Na descrição, a plataforma ressalta que o Recife é famoso por pratos como "bolo de rolo, arrumadinho, cartola, picanha, moqueca." Entre os restaurantes do Recife citados pelo TasteAtlas, aparecem os seguintes estabelecimentos:
- Restaurante Tio Pepe (bolo de rolo e cartola)
- Casa dos Frios (bolo de rolo)
- Restaurante Leite (cartola)
- Parraxaxá (pamonha)
- Baraço (moqueca)
- Bar do Tonhão (arrumadinho)
- Spettus (picanha)
- Beca Bar (arrumadinho)
- Neto's Petiscos Bar (arrumadinho)
Mais pratos brasileiros
Os pratos destacados de São Paulo são coxinha, feijoada, churrasco, pão de queijo e acarajé; já do Rio de Janeiro, o TasteAtlas ressalta sopa leão veloso, churrasco, açaí na tigela, feijoada e farofa.
Salvador é mencionado por pratos como moqueca baiana, acarajé, abará, bobó de camarão e sequilhos.
O pódio do ranking é dominado pela Itália: Roma (1º), Bolonha (2º), Naples (3º). Vienna (4º), na Áustria, e Tóquio (5º), no Japão, fecham o top 5.
Abrasel-PE comemora
Em comunicado para a imprensa, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco celebrou a posição e afirmou que a posição está em sintonia com o balanço da instituição em 2023.
De acordo com o seu relatório anual, o número de entidades associadas cresceu expressivamente no último ano, atingindo um aumento de 60%, passando de 326 em dezembro de 2022 para 560 em outubro de 2023.
"Além disso, a atuação da Abrasel expandiu-se para 31 municípios pernambucanos, um crescimento de 24% em comparação a 2022, incluindo áreas do interior do estado", informa.
A instituição ainda registrou um aumento notável no número de mantenedores, passando de 18 para 60, representando um crescimento significativo de 128%.
Bares e restaurantes operaram sem lucro em novembro
O recente levantamento da Abrasel-PE, entre 20 e 27 de dezembro, também revelou dados negativos. Em Pernambuco, 61% dos bares e restaurantes em atividade operaram sem lucro no mês de novembro. Destas, 16% registraram prejuízo e 45% ficaram em equilíbrio.
A pesquisa ainda revela que o número de empresas realizando lucro, em novembro, teve uma queda de 5% na comparação com outubro, marcando 39%. Outro dado preocupante relacionado a situação financeira dos bares e restaurantes pernambucanos é o acúmulo de dívidas em atraso