O município de Olinda divulgou, nesta sexta-feira (26), os homenageados do seu Carnaval em 2024. Com votação popular, os escolhidos foram Reginaldo da Paz e o Lord de Olinda (categoria "in memorian"). De acordo com a Prefeitura, mais de 57 mil votos foram computados entre os dias 22 e 25 de janeiro. Ao todo, dez personalidades participaram da disputa, nas categorias "em vida" e "in memoriam".
"É motivo de muita alegria anunciar os vencedores, personagens que fazem e fizeram história no nosso Carnaval. São figuras especiais e de valor sem igual, que representam a cultura de Olinda e de todo o nosso estado de Pernambuco. Nossa gratidão a eles e suas famílias, que merecem todo o nosso aplauso, sendo reconhecidos nesta que é a maior festa do mundo", disse Mirella Almeida, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Olinda.
Reginaldo da Paz fez da reciclagem arte carnavalesca
Reginaldo Cabral, de 60 anos, mais conhecido como Reginaldo da Paz, arrematou 32,68% dos votos. "É gratificante demais. Tanta luta, isso não é de agora, é uma história longa. Agradeço a Deus a toda hora. Valeu a pena carregar a paz. Se eu já estava presente nos outros carnavais, trazendo a mensagem da paz, agora, homenageado, é que vou estar mesmo", disse, na cerimônia de entrega da homenagem.
O homenageado é artesão, utilizando materiais recicláveis - por isso, gosta mesmo de ser chamado de "garimpeiro". Diariamente, costuma aparece nas ruas bem antes das 4h da manhã para procurar pelos materiais. Para além da geração de renda para a família, incluindo a esposa em tratamento de saúde, ele contribui com o meio ambiente, coletando itens como garrafas pet e latinhas, descartados indevidamente nas vias.
Cabral costuma ajudar com o Carnaval com o seu trabalho, um artesanato produzido na própria casa, localizada na comunidade do Alto do Morro da Saudade. Sua arte mais famosa é uma espécie de estandarte, em forma de coração vermelho, produzido com tampinhas de garrafa, chapas de alumínio trançadas e madeira. No topo, a pomba branca representa o Espírito Santo. No centro está a palavra Paz - que originou seu apelido.
Lord de Olinda, referência em elegância na folia
Já na categoria 'In Memoriam', o saudoso Mário Medeiros Raposo, o Lord de Olinda, foi alvo do reconhecimento pelo público, com 57,59% dos registros. Quem recebeu o diploma do homenageado foi o neto do Lord, Cláudio Raposo.
"Pra gente é uma grande felicidade. Porque há muito tempo meu avô já se destacava no Carnaval. Hoje, receber essa homenagem, mesmo ele não estando em vida, é muita felicidade. Se ele estivesse em vida ia ser uma festa. Se já era euforia sem ser homenageado, ganhando esse destaque, nem sei como seria. Pra nossa família vai ser um Carnaval muito especial."
Mario Medeiros Raposo usava trajes requintados marcaram a festa: fraque preto, luvas brancas, cartola e guarda-chuva. Ele brincou até o fim da vida. Assim desfilou por 63 anos o servidor, que era Guarda Municipal e ganhou o título de Lord. Sua história, teve como origem a vestimenta, um presente especial recebido na década de 30, pelo seu avô português. Hoje, filhos, netos e demais brincantes reverenciam sua memória, em meio a carinho e muita saudade.
Programação
Com o tema "O Carnaval de Olinda é a cara da gente", a Prefeitura de Olinda divulgou, nesta segunda-feira (22), a programação do principal polo da festa (o palco da Praça do Carmo) para 2024.
A abertura da festa ocorre na quinta-feira (8/02), com um cortejo especial com os Patrimônios Vivo do Estado de Pernambuco: O Homem da Meia-Noite, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos e a TCM Cariri Olindense. A partir das 19h, os shows começam no polo do Carmo. Sobem ao palco Ed Carlos, Maciel Salú, Banda Nação Zumbi e, por fim, o rei do Carnaval de Olinda, Alceu Valença.
Assim como em 2023, a sexta-feira (9/2) será dedicada ao brega, com MC Tocha, Banda Labaredas, Kelvis Duran, Sheldon, Priscila Senna e Raphaela Santos. Entre o sábado (10/2) e a terça-feira (13/02), o mesmo palco recebe nomes como Martinália, Ave Sangria, Fundo de Quintal, Pitty, Siba, Mombojó, Otto, Banda Eddie, Almério e Academia da Berlinda. Confira a programação por dia no final da matéria.