ARTES VISUAIS

Marina Abramovic vem a Pernambuco para inaugurar obra na Usina de Arte

Obra "GENERATOR", inspirada em performance realizada na Muralha da China nos anos 1980, será inaugurada no sábado (3) com a presença da artista servo-croata

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 28/01/2024 às 18:09 | Atualizado em 02/02/2024 às 16:01
Generator, obra de Marina Abramovi? na Usina de Arte, em Pernambuco - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO

Uma das artistas performáticas mais famosas do mundo, a servo-croata Marina Abramovic virá a Pernambuco nesta semana para inaugurar uma obra na Usina de Arte, parque artístico e botânico localizado no distrito da Usina Santa Terezinha, no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul do Estado.

Aberto ao público, o evento será realizado no sábado (3), a partir das 16h. Intitulada "Generator" ("Gerador", em inglês), a obra é um site specif - arte contemporânea pensada de acordo com o ambiente e espaço determinado - que busca uma reconexão do público com a natureza e a consciência humana.

Sobre a obra

Trata-se de muro com 25 metros de comprimento, 3 de altura e 2,5m de largura, no qual no qual estão aplicados diversas pedras de quartzo rosa vindas de Minas Gerais. A proposta é que o visitante encoste a cabeça, o coração e estômago nas pedras - conhecidas por transmitirem calma e clareza.

São 12 conjuntos com três "almofadas" de quartzo. Assim, "Generator" dá continuidade às reflexões da artista sobre como as expressões materiais da natureza podem ser instrumentos de cura humana, em especial, a partir de suas pesquisas com pedras e cristais brasileiros, executadas desde os anos 1980.

No último sábado (27), a Usina incorporou ao seu acervo a instalação "Fall of the Giants" (Queda de Gigantes), dos artistas franceses Anne e Patrick Poirier - o JC esteve na cerimônia de inauguração. A proximidade entre os dois eventos ocorre por uma questão de agenda de Abramovic.

 

Sobre a artista

Marina Abramovi? em reunião para desenvolvimento de projeto na Usina da Arte, em Pernambuco - INSTAGRAM E DIVULGAÇÃO

Marina Abramovic é uma das principais artistas performáticas da atualidade. Conhecida por testar a resistência do corpo e da mente, ela impacta público e crítica com suas apresentações há quase 50 anos.

Recentemente, uma exposição de Abramovic lotou o Royal Academy, em Londres, desde a abertura. Com isso, ela se tornou a primeira artista mulher em 200 anos da história da instituição a ter uma exposição solo ocupando todos os espaços do museu.

No ano passado, Marina recebeu os colecionadores Ricardo e Bruna Pessoa de Queiroz, responsáveis pela Usina, em Londres para uma agenda artística de trabalho em visitas e reuniões com museus e galerias.

Sobre a Usina

Com mais de 40 obras espalhadas pelos 33 hectares, onde estão cultivadas cerca de 10 mil plantas de mais de 600 espécies, o parque Usina de Arte está aberto à visitação gratuita, diariamente.

Entre os que têm trabalhos no acervo estão egina Silveira, Alfredo Jaar, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

Em 2021, o Parque Artístico Botânico ganhou projeção nacional e também no exterior com o impacto da obra Diva, de Juliana Notari, com toda a repercussão que pode arrastar uma representação de uma vulva, entre outras questões ligadas à execução da obra, como a ausência de mulheres.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS