No calendário católico, o dia 28 de março deste ano marca a Quinta-feira Santa, uma data de grande significado para os fiéis.
Embora não seja um feriado oficial no Brasil, é um momento de profunda celebração para os cristãos, marcando o início do Tríduo Pascal, que rememora a Última Ceia de Jesus.
Abaixo, confira e entenda detalhadamente o que aconteceu na quinta-feira santa.
O que aconteceu na Quinta-feira Santa?
Na Quinta-feira Santa, marcando o quinto dia da Semana Santa, reavivamos a memória da Última Ceia de Jesus.
Neste dia, nas catedrais diocesanas, ocorre a solene Missa dos Santos Óleos, onde o Bispo diocesano consagra os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e consagra o óleo do Crisma, que será utilizado pelas paróquias de sua diocese ao longo do ano. Uma curiosidade: eventuais sobras do óleo do ano anterior são queimadas.
Durante a consagração do Crisma, o Bispo invoca Jesus para enviar o Espírito Santo Paráclito, santificando o óleo para que todos os ungidos com ele se tornem "soldados de Cristo".
Nesta celebração, os bispos diocesanos têm a oportunidade de se unir ao seu clero particular e, em comunhão com toda a Igreja, recordar a instituição do sacerdócio.
À tarde, após o pôr-do-sol, é realizada a Missa do Lava-pés, relembrando o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos seus doze discípulos durante a Última Ceia. É nesse momento que Judas Iscariotes sai apressadamente para entregar Jesus por trinta moedas de prata.
É nessa noite que Jesus é preso, interrogado e, ao amanhecer da sexta-feira, é flagelado e condenado.
A Igreja permanece em vigília diante do Santíssimo Sacramento, recordando os sofrimentos iniciados por Jesus nesta noite.
Os templos se vestem de luto e tristeza, despojando os altares de todos os ornamentos, toalhas, flores e velas, simbolizando que Jesus está consciente de sua prisão e do que está por vir.
O Santíssimo Sacramento é transladado para um lugar separado, inacessível aos fiéis, em memória da morte de Jesus.
Resumo da Semana Santa
- Dia 1 (domingo) – Domingo de Ramos
- Dia 2 (segunda-feira) – Jesus é ungido por Maria
- Dia 3 (terça-feira) – Jesus amaldiçoa uma figueira
- Dia 4 (quarta-feira) – Dia das Trevas
- Dia 5 (quinta-feira) – Dia da Última Ceia
- Dia 6 (sexta-feira) – Crucificação de Cristo
- Dia 7 (sábado) – Sábado de Vigília
- Dia 8 (domingo) – Ressurreição de Cristo
*Com informações do Portal do Rancho