O artista Nailson Vieira, de 22 anos, está realizando o projeto Nailson Vieira na Escola de Música, no qual apresenta seu show em duas importantes escolas de formação musical da região da Mata Norte pernambucana.
No dia 18 de maio, ele e sua banda tocaram no município de Condado, na sede da Filarmônica 28 de Junho, fundada em 1905. Já neste sábado (25), será a vez do músico se apresentar em sua terra natal, em Nazaré da Mata, na Euterpina Juvenil Nazarena, conhecida "Capabode", cuja banda foi fundada em 1888.
Além de apresentar o seu repertório autoral às diferentes gerações que estarão presentes nas instituições de formação, o projeto também se propõe a ampliar a percepção de que existem outras formas possíveis de se trabalhar no campo musical.
Nazaré da Mata
No evento deste sábado, a Banda Capa Bode também se apresenta, erguida pelo grupo Os Amálgamas, que tem uma musicalidade voltada para o indie rock.
Nailson, responsável por voz e trambone, se apresenta com os músicos Leandro Gervásio (tuba e guitarra), Guilherme Otávio (trompete e guitarra) e Homero Basílio (bateria e percussão).
O projeto Nailson Vieira na Escola de Música conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, pelo edital da Lei Paulo Gustavo.
Maracaru na veia
Com raízes profundas na cultura do maracatu rural, o jovem artista guarda consigo uma rica herança artística. Desde pequeno, ele vivencia a cultura de sua cidade intensamente, frequentando sambadas de baque solto e vendo o carnaval colorir as ruas.
Em casa, teve com quem aprender bastante, já que seu pai, Narciso Vieira, já foi mestre de maracatu, e seu avô, Manoel, atualmente com 92 anos, manteve a tradição do Bloco Rural Estrelinha viva.
Estrela Brilhante
Hoje, além de seu trabalho de música autoral, Nailson também é presidente do Maracatu Estrela Brilhante, de Nazaré da Mata.
Na sede do brinquedo, ao longo dos meses que antecedem a festa mais popular do Brasil, ele também desenvolve o ofício de criação de golas, chapéus e outros adereços que costuram a arte do baque solto.
Em reflexão ao seu compromisso com a preservação da cultura popular pernambucana, Nailson divide seu tempo para conseguir conciliar todas as suas formas de expressão artística.
Assim, o projeto Nailson Vieira na Escola de Música propõe uma a interação entre o artista, sua obra e o público formado especialmente por estudantes, fomentando e compartilhando todas essas experiências que desaguam em sua música.