Estreou hoje (16) no mundo digital Baião Granfino, álbum que o cantor e compositor Jorge Du Peixe vinha anunciando há alguns meses, com os singles O Fole Roncou, ao lado de Cátia de França, e Rei Bantu. Como os títulos antecipam, o novo trabalho do vocalista da Nação Zumbi é um tributo a Luiz Gonzaga e traz, além destas duas, outras nove faixas com versões das músicas eternizadas pelo Rei do Baião.
"Faz parte da minha memória afetiva. Quem é do Nordeste cresce ouvindo as melodias de Luiz Gonzaga", diz Du Peixe, que deu ao projeto a marca inconfundível de sua interpretação, acompanhada pela voz grave pela qual é reconhecido há tempos - e que aqui é elemento ainda mais destacado.
Leia também: Jorge Du Peixe lança música em parceria com Cátia de França
Leia também: Zé Dantas: cem anos do poeta sertanejo
Em material de divulgação enviado à imprensa, ele conta que a ideia para criação de Baião Granfino teve gênese em 2017, durante as gravações do programa musical Clubversão, que propõe a artistas de diferentes gerações criar novas versões de clássicos da música popular. Nele, Jorge Du Peixe gravou, com o sambista Wilson das Neves, Manhã de Carnaval. Foi aí que Fábio Pinczowski, produtor do programa, se interessou em produzir um disco inteiro, desejo concretizado agora.
No repertório estão clássicos atemporais como Assum Preto, Sabiá e Qui Nem Jiló; canções que relembram também os importantes parceiros criativos de Gonzaga, como o mais famosos deles, ZéDantas, cujo centenário de nascimento completou-se em fevereiro deste ano, José Marcolino, Humberto Teixeira e outros tantos. “A ideia era ir para lugares diferentes. A célula harmônica do baião estaria presente, mas passeando por outras paisagens”, diz Du Peixe.
CONVIDADOS
Além de Cátia de França, participam de Baião Granfino Carlos Malta, Swami Jr., Siba Veloso, Pupillo, Mestrinho, Lello Bezerro, Bruno Buarque, Serginho Plim, Yaniel Matos, Gustavo Ruiz, Victor Rice, Bubu, Maria Beraldo, Lívia Nestrowski, Fábio Sá, Fábio Pinczowski, Sthe Araújo, Naloana Lima e Victória dos Santos.