A Cabo Verde Airlines decidiu suspender, por tempo indeterminado, voos da rota Ilha do Sal - Porto Alegre - Ilha do Sal, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) pandemia de coronavírus. A medida é válida a partir do dia 16 de março de 2020.
Segundo a companhia aérea, os clientes que compraram bilhetes para essa rota serão reembolsados. Em nota, a Cabo Verde Airlines lamentou a situação e informou que continuará a seguir todas as recomendações da OMS, além de permanecer em contato com as autoridades locais, a fim de manter seus passageiros e tripulantes em segurança.
O Jornal do Commercio está tentando entrar em contato com a Cabo Verde Airlines para saber quantas pessoas serão afetadas, mas até o momento não obteve sucesso.
No dia 27 de fevereiro de 2020, a companhia emitiu um comunicado sobre a suspensão de todos os voos entre Itália e Cabo Verde por um período de três semanas, com efeitos imediatos. A companhia se referiu à determinação como uma "decisão governamental por motivos de segurança do país em matéria de saúde pública".
Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou os dois primeiros casos de covid-19. Um homem de 71 anos e uma mulher de 66 estiveram na Itália recentemente. O casal é reside no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e ambos estão internados no Real Hospital Português. O estado de saúde dos dois pacientes é considerado estável.
Além dos dois casos confirmados, a secretaria acompanha ainda uma mulher de 41 anos, moradora do bairro do Pina, também na Zona Sul do Recife, que teria tido contato com o casal infectado com o covid-19. A mulher está em isolamento domiciliar desde esta quinta-feira (12).
Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: