O Santander Brasil anunciou nesta terça-feira, 24, medidas para ajudar os pequenos empresários na crise gerada por conta do coronavírus. Além de isentar os microempreendedores individuais de tarifas cobradas na conta corrente por até dois meses, também concedeu carência de três meses para o pagamento da primeira parcela de linhas de capital de giro.
>> Coronavírus: Agências da Caixa irão funcionar em horário reduzido
Para ter acesso, porém, é necessário que o empresário receba em sua conta do banco Santander o dinheiro das vendas capturadas em qualquer maquininha de cartão.
Segundo o banco, o valor referente à cobrança da tarifa de pacote de serviços e de transferências eletrônicas como TEDs e DOCs poderá ser utilizado como crédito para o pagamento de contas de concessionárias (energia, água, telefonia etc) em débito automático e aqueles autorizados, os chamados DDAs.
"Ambas as iniciativas têm como objetivo dar liquidez ao empreendedor neste momento de redução da atividade econômica, permitindo também uma melhor gestão do orçamento e de seus pagamentos", informa o Santander, em nota.
O período de contratações, conforme o banco, vai até 30 de abril O Santander também participa da iniciativa de prorrogar por até 60 dias o vencimento de parcelas de crédito para clientes adimplentes pessoas físicas e jurídicas, em linha com uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.