Com as medidas restritivas adotadas pelas autoridades de saúde para evitar o avanço do novo coronavírus (covid-19), o Banco Santander estima que cerca de 2,5 milhões de pessoas devem deixar o mercado de trabalho entre abril e junho, elevando o número de desempregados no país para cerca de 14,8 milhões. A instituição também acredita que o ano termine com 1,5 milhão de brasileiros a mais sem emprego em comparação com 2019. Com isso, percentualmente, a taxa de desemprego, que ficou em 11,9% em 2019 pode fechar o ano em 12,3%. No entanto, apesar do difícil cenário que se desenha, empresas têm tentado contornar a situação e permanecem contratando mesmo em meio às incertezas causadas pela pandemia da covid-19.
» Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus
» Saiba como participar de seleções online para mais de 5,5 mil vagas de emprego
Demitido de uma empresa de construção civil em 2017, Zedequias Menezes, 45 anos, é uma das milhões de pessoas que estão à procura de um nova oportunidade no mercado. À reportagem do Jornal do Commercio, ele conta que já enviou currículos para várias empresas, mas ainda assim não conseguiu ser contratado. “As coisas já estavam complicadas antes do coronavírus, agora, não sei mais o que fazer”, desabafa ele, afirmando que, apesar das dificuldades, não desistiu de procurar um novo trabalho.
» Em tempos de coronavírus, máscaras de pano viram alternativa de renda para trabalhadores informais
Para ajudar quem está buscando por uma vaga de emprego durante a crise do novo coronavírus, o Glassdoor, um site que reúne soluções em recrutamento e gerenciamento de carreira, identificou ao menos 20 cargos que estão com alta procura no mercado de trabalho. Segundo a analista de tendências da plataforma, Ana Prado, para chegar à lista, foi analisado o número de vagas no Brasil postadas semanalmente no serviço. “Identificamos aquelas que apresentaram aumento mais significativo nas duas últimas semanas, considerando os cargos com mais de 100 vagas abertas”, explica a analista.
Segundo o site, há 34.949 postos de trabalho disponíveis para quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego. "Embora muitas empresas estejam realizando demissões ou congelando vagas, outras ainda estão realizando contratações para muitos cargos estratégicos”, diz Ana Prado, ressaltando que a maior parte do recrutamento conta com processos seletivos e integração dos novos funcionários 100% remotos.
Os números mostram alta procura por cargos ligados à área de saúde,como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de laboratório. “Ainda que os números absolutos não sejam altos, notamos também um aumento no número de vagas para outras posições em hospitais, como motoristas de ambulância, copeiro e auxiliar de limpeza”, afirma Ana Prado, lembrando que os setores de logística e comércio também tiveram um aumento na demanda.
Além disso, com os negócios focando em e-commerce, há muitas oportunidades de emprego para atendimento ao cliente e telemarketing. “Também cresceu a procura por entregadores e motoboys, devido ao número crescente de cidades cumprindo a quarentena”, acrescenta a analista.
Além das quase 35 mil vagas para todo o país, o Glassdoor reúne mais de 760 vagas de emprego, distribuídas em diversos cargos, para o Recife. Na lista, há oportunidades para analista de merchandising, auxiliar administrativo, vendedor, consultor de franquias, analista de sistema, eletricista, entre outras vagas. As profissões em alta também têm postos de trabalho abertos na capital pernambucana. Para consultar as oportunidades, os interessados devem acessar o site da plataforma pelo endereço www.glassdoor.com.br.