O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) multou duas agências da Caixa, ambas localizadas no Recife, na manhã desta terça-feira (14). O motivo foi a aglomeração de pessoas na área externa dos estabelecimentos, que é um desrespeito ao distanciamento social entre os clientes determinado pelas autoridades sanitárias como forma de prevenção ao coronavírus.
As duas agências, que ficam nos bairros de Casa Amarela e Encruzilhada, foram multadas no valor de R$ 20 mil por dia, ou seja, o valor será cobrado diariamente até que elas apresentem ao Procon-PE as medidas adotadas para atender integralmente ao decreto que determina o distanciamento social entre os clientes.
O Procon-PE informou que na semana passada esteve nas duas agências multadas e em outras localizadas no Centro do Recife e em Abreu e Lima, na Região Metropolitana da capital pernambucana, para verificar as irregularidades nos locais. No momento, elas foram notificadas pelo órgão de defesa do consumidor e tiveram um prazo de 24 horas para explicar as medidas para o isolamento social, o que foi feito pelos estabelecimentos.
Após denúncias, fiscais retornaram às agências da Caixa de Casa Amarela e Encruzilhada nessa segunda-feira e encontraram novamente irregularidades nos locais e, por causa disto, aplicaram as multas.
Quem deseja realizar denúncias sobre irregularidades nos estabelecimentos podem entrar em contato com o Procon-PE por meio do telefone 0800 282 1512 ou através do e-mail denuncia@procon.pe.gov.br.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.