Na semana passada, a Caixa Econômica Federal anunciou novas medidas para tentar manter em vigor os contratos imobiliários, devido à pandemia do novo coronavírus. Uma das novidades é a possibilidade de suspender o pagamento das parcelas da casa própria por 90 dias (três meses), a partir da última segunda-feira (13). No caso dos novos contratos, o início do pagamento só se dará após 180 dias (seis meses). De acordo com a Caixa, a medida deve beneficiar 5,5 milhões de famílias.
A carência e suspensão do pagamento vale para clientes pessoa física e jurídica, para contratos dentro do SBPE ou Minha Casa Minha Vida. Os contratos inadimplentes, com mais de 61 dias de pagamento pendente, também poderão aderir às novas medidas. No caso de quem paga o imóvel com parte do FGTS, também será possível pedir a suspensão dos pagamentos, nesse caso do percentual que é pago com os recursos que não são do fundo.
Quem já havia optado pela suspensão do contrato por dois meses, será automaticamente direcionado para o prazo de três meses.
Para minimizar os riscos de contaminação e exposição devido ao novo coronavírus, a Caixa ampliou o prazo de vencimento de laudos e avaliações. Para quem deseja suspender o pagamento das parcelas pelos três meses, o banco recomenda que faça uso dos canais digitais. As opções são:
- Internet Banking (aplicativo da Caixa Econômica Federal);
- Aplicativo Habitação Caixa: ao abrir o app, logo na primeira tela, há um aviso: "Devido à pandemia do covid-19, a Caixa possibilita que o contrato tenha seus vencimentos suspensos pelos próximos 90 (noventa) dias". Sendo assim, basta que a pessoa clique em "Solicitar Pausa - Solicite a pauta em seu contrato". Na manhã desta quarta-feira (15), a opção estava apresentando instabilidade;
- Telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, selecionando a opção 7;
- Telefone 800 726 8068 para renegociação do seu contrato.