PLANO DE CONVIVÊNCIA

Donos de bares e restaurantes do Agreste comemoram anúncio de reabertura

O setor de alimentação da região poderá funcionar na próxima segunda-feira (3), entre 6h e 20h. O horário reduzido de funcionamento, no entanto, não agradou

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 30/07/2020 às 20:04 | Atualizado em 19/01/2023 às 10:40
REPRODUÇÃO DE VÍDEO/TV JORNAL
Considerada capital do Agreste, Caruaru tem mais de 200 bares e restaurantes. Boa parte deles reabre nesta segunda (03) - FOTO: REPRODUÇÃO DE VÍDEO/TV JORNAL

Com informações de Ana Maria Miranda, do NE10 Interior

Com as atividades presenciais suspensas desde março como medida para conter o avanço do coronavírus, os proprietários de bares e restaurantes do Agreste de Pernambuco comemoraram o anúncio da data de reabertura do setor, marcada para a próxima segunda-feira (3). O horário reduzido de funcionamento, no entanto, não agradou totalmente, assim como aconteceu no Grande Recife.

"O setor está 100% animado, nós já vínhamos nos preparando há semanas para isso, conversando também com a prefeitura sobre os protocolos de reabertura. Todos os bares e restaurantes estão prontos para oferecer toda a segurança na volta dos clientes", disse o coordenador da Câmara Setorial de Gastronomia da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), André Teixeira. A cidade tem mais de mais de 200 bares e restaurantes, segundo a associação.

De acordo com o presidente da seccional pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), André Araújo, o funcionamento até 20h pode resultar no fechamento de estabelecimentos. "Nós vemos a volta como uma boa iniciativa, mas achamos que o horário limita extremamente as atividades noturnas. Nos estabelecimentos que funcionam à noite, 80% do faturamento é entre 20h e 22h. Não há nenhuma justificativa coerente para o horário ser tão limitado. Esperávamos, no mínimo, até 22h", afirmou.

Agreste volta a abrir bares, restaurantes e academias de ginástica 

O governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (30), que Caruaru, Garanhuns e demais cidades do Agreste do Estado, avançarão da fase 4 para a fase 6 do Plano de Convivência com o Coronavírus. Nesta etapa, a partir do dia 3 de agosto, bares e restaurantes, além de academias de ginástica e outros setores, poderão retomar as atividades, seguindo protocolos de higiene e distanciamento social.

"Na Macrorregião de Saúde II, que diz respeito ao Agreste, onde estão as cidades-sede Caruaru e Garanhuns, os indicadores apresentaram uma tendência de queda, que permite avançar duas etapas de uma só vez a partir da próxima segunda-feira (3). Poderão voltar a funcionar os serviços de escritório, com 50% de sua capacidade e o comércio de veículos e locadoras, com 100% do efetivo, assim como os serviços de alimentação, com 50% da capacidade e funcionamento permitido entre 6h e 20h. As academias de ginástica também vão voltar com os protocolos específicos", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, em coletiva nesta quinta-feira (30).

O Polo de Confecções do Agreste está previsto para ser liberado na sétima etapa do Plano de Convivência, que ainda não tem data certa para ser implementada. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco informou que uma reunião foi realizada na manhã desta quinta com prefeitos da região para discutir ações de fiscalização da comercialização irregular que ocorre nas últimas semanas.

"O plano vai seguir retomando nossa economia de forma gradual, com responsabilidade, fazendo ajustes quando necessário para que o planejamento siga no caminho certo", destacou Schwambach.

Plano de Convivência em outras regiões de Pernambuco

As cidades da Macrorregião de Saúde I, que contempla a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, permanece na etapa 6 do Plano de Convivência. "Houve um pequeno crescimento nos números de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), por isso, vamos observar com mais atenção a tendência durante a semana", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Os municípios da Macrorregião III, que inclui Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e cidades vizinhas poderão avançar na segunda-feira (3). para a quinta etapa do plano, com a reabertura de serviços de escritório (50%) e comércio de veículos e locadoras (100%).

A Macrorregião IV, que inclui Salgueiro, Petrolina, Araripina e cidades vizinhas, continua na quarta etapa do plano, pois ainda representa tendência de crescimento nos indicadores de saúde.

Mesmo com o avanço da retomada em algumas regiões, o governo pede à população que mantenha a cautela. "O vírus continua entre nós, ainda temos uma circulação sustentada em Pernambuco. São mais de 700 pacientes internados na UTI com suspeita ou confirmação de Síndrome Respiratória Aguda Grave. É numero considerável, que merece todo o nosso respeito. Precisamos de muita cautela e responsabilidade em cada fase do Plano de Convivência", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Veja em que fase do Plano de Convivência cada cidade está:

Sexta etapa

I Geres (Recife): Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

II Geres (Limoeiro): Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

III Geres (Palmares): Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

XII Geres (Goiana): Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

IV Geres (Caruaru): Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

V Geres (Garanhuns): Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Quinta etapa

VI Geres (Arcoverde): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa.

X Geres (Afogados da Ingazeira): Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres (Serra Talhada): Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

Quarta etapa

VII Geres (Salgueiro): Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

VIII Geres (Petrolina): Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

IX Geres (Araripina): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

Comentários

Últimas notícias