Aprenda a consultar online e de graça todos os empréstimos, financiamentos, chaves Pix e contas no seu nome
Registrato permite que usuários consigam consultar todos os seus registros no sistema financeiro de forma segura e remota
Com tantas opções de serviços financeiros oferecidos no mercado, com variados custos e múltiplas necessidades dos usuários, não é nada incomum que uma pessoa acabe esquecendo ou até mesmo nem saiba onde há empréstimos feitos em seu nome, financiamentos, quais as suas chaves Pix cadastradas e em quais bancos e até mesmo onde mantém contas abertas. Só de pensar em consultar todas essas informações indo de porta em porta nas instituições financeiras, o desestímulo bate, ainda mais durante a pandemia da covid-19 - quando evitar circular pelas ruas é fundamental.
Muita gente não sabe, mas o Banco Central dispõe de um serviço online, que pode ser acessado a partir do próprio aplicativo do banco, dispondo de todas essas informações e, o melhor, de forma gratuita.
Pelo registrato, cidadãos podem consultar todas as suas informações no sistema financeiro, desde aquelas consentidas até operações que foram feitas em seu nome por terceiro. Uma boa forma de descobrir alguma contratação não desejada.
Como funciona:
O serviço está disponível tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. No caso de pessoa física, pelo próprio aplicativo do banco no qual você mantém atualmente uma conta ativa, é possível dar início ao acesso do registrato.
Ao acessar o aplicativo do seu banco, procure a opção Registrato e obtenha o PIN. Feito isso, conclua o seu cadastro na página de credenciamento do Banco Central - geralmente o aplicativo do próprio banco o redireciona para essa página.
Após o cadastro, você deve acessar a página de acesso do registrato, com a conta ou CPF e senha cadastrada no credenciamento.
Feito isso, ao acessar o sistema, estarão disponíveis para você relatórios com todas as suas informações no sistema financeiro. Os relatórios fornecidos são compostos por informações enviadas pelas instituições financeiras e compreendem três tipos de cadastros:
Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro - CCS: contém informações sobre os relacionamentos da pessoa física ou da pessoa jurídica com as instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos (como conta corrente e poupança). As informações fornecidas se referem aos relacionamentos vigentes desde 01.01.2001 e não contêm dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas ou aplicações.
Sistema de Informações de Créditos - SCR: contém informações sobre as operações de crédito (como empréstimos, financiamentos e outras), de valor total igual ou superior a R$200,00 (duzentos reais), obtidas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica junto às instituições financeiras.
Relatório de Operações de Câmbio e Transferências Internacionais: contém informações sobre as operações de câmbio e transferências internacionais registradas por uma pessoa física ou por uma pessoa jurídica.
Relatório de Chaves Pix: contém informações sobre a lista dos bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e de pagamento onde o cliente (pessoa física ou jurídica) possui uma chave Pix.
Ainda segundo o Banco Central, pelo app o serviço de autenticação para acesso ao registrato está disponível no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob e Sicred. Além dos aplicativos, é possível fazer o procedimento a partir do internet banking, gerando uma frase de segurança no site do Banco Central.
- Entenda: Pix pode parar de funcionar por falta de orçamento?
- Pix: golpes antigos voltam à moda; saiba como se proteger
- Saiba como usar o Pix para adiantar saque do auxílio emergencial
- BC lança consulta para permitir saques de recursos no comércio por meio do Pix
- Sacar dinheiro e receber troco com o Pix? Saiba os detalhes
Pessoa Jurídica
No caso da Pessoa Jurídica, para acessar o Registrato, a pessoa jurídica deverá se cadastrar previamente, utilizando uma das opções disponíveis na página Cadastramento de pessoa jurídica: por certificado digital do tipo A1 ou A3, pelo sistema Protocolo Digital, por correspondência ou pessoalmente na sede do Banco Central em Brasília (por ora suspenso em função da pandemia).