As provas do concurso público da Polícia Federal (PF) estão com as datas mantidas, pelo menos é o que garante a PF até a noite desta quarta-feira (19). O certame é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), voltado para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista, mas tem sido alvo de ações pedindo o adiamento em função do cenário da pandemia da covid-19 no País.
De acordo com a própria Polícia Federal, diante da publicação do decreto nº 890, de 18 de maio de 2021, expedido pela Prefeitura Municipal de Curitiba/PR, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a Polícia Federal, é possível confirmar a realização do concurso público instituído pelo Edital nº 1-DGP/PF, de 15 de janeiro de 2021, para este domingo (23), em todo o território nacional.
A PF também ratificou todos os locais de realização de provas, conforme já haviam sido divulgados.
O concurso da PF tem 321.014 candidatos regularmente inscritos. Na sexta-feira (14), o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou favorável e pediu o adiamento das provas do concurso PF. O órgão entrou com uma ação pedindo a suspensão do exame.
>>> Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
Já nesta quarta-feira (19), foi a vez do MPF em Sergipe ajuizar ação contra a realização da prova na 3ª Vara da Justiça Federal daquele estado.
O procurador da República Heitor Alves Soares argumenta que, para realização das provas, é preciso aguardar "até que haja condições sanitárias adequadas para a realização, incluindo a estrutura suficiente e necessária na rede de saúde, pública e privada, para atendimentos, de maneira adequada, dos casos de Covid-19”.