SERVIÇO PÚBLICO

Junta Comercial de Pernambuco adota o Pix como meio de pagamentos ; saiba como fazer

Sistema instantâneo de transferência bancária vai ajudar a agilizar processos como o de abertura de empresas

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 02/06/2021 às 15:25
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A devolução também poderá ocorrer quando se verificar "falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação" - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

Os usuários da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), já podem realizar o pagamento do DAE, Documento de Arrecadação Estadual, usando o Pix, sistema de pagamentos instantâneos. Primeira e única Junta Comercial do Brasil a usar esta ferramenta, o documento agora é emitido com QR Code, que pode ser lido pelo aplicativo do banco. A novidade trará mais agilidade no encaminhamento de processos porque permitirá que o usuário não precise esperar a compensação bancária, agilizando o processo de abertura de empresas.

Ao pagar com o Pix, o cliente tem o pagamento identificado rapidamente, independentemente do dia e do horário que for recolhido pelo contribuinte. A possibilidade de pagamento pelo Pix faz com que a guia possa ser paga em qualquer instituição financeira que aderiu ao sistema.

O Pix pode ser usado por qualquer pessoa com conta bancária, corrente ou poupança, e celular com acesso à internet. Para realizar as transações o usuário deve cadastrar a sua chave, que é o seu identificador da transação, e tanto pode ser o número de CPF, CNPJ, do celular ou e-mail.

“A praticidade e a instantaneidade da ferramenta permite uma celeridade importante para a desburocratização do ambiente de negócios. Agora é só apontar a câmera do celular para o QR Code do DAE e realizar o pagamento”, afirma a presidente da Jucepe, Taciana Bravo.

PAGAMENTO

Para usar o Pix é preciso acessar o aplicativo ou site do banco onde o usuário já tem conta e está acostumado a navegar. Cada instituição tem uma área dedicada ao Pix, basta clicar no campo correspondente a pagamentos e seguir o processo solicitado.

Segundo o Banco Central, as informações pessoais trafegadas nas transações Pix, assim como nas transações de TED e DOC, estão protegidas pelo sigilo bancário, conforme as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Divulgação
JUNTA Em 2020, foram 31.085 fechamentos. Já em 2021, 42.628 negócios não conseguiram manter as portas abertas - FOTO:Divulgação

Comentários

Últimas notícias