REFORMA

Com investimento de R$ 1,7 mi, Centro de Convenções de Pernambuco será requalificado a partir desta terça (27)

As obras foram autorizadas nessa segunda-feira (26) pelo governador Paulo Câmara (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 27/07/2021 às 7:38 | Atualizado em 27/07/2021 às 15:49
Notícia
X

O pavilhão de feiras e eventos do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda, no Grande Recife, vai passar por obras de requalificação. A intervenção, orçada em R$ 1,7 milhão, foi autorizada pelo governador Paulo Câmara (PSB) nessa segunda-feira (26) e já começa a sair do papel nesta terça (27).

As obras devem abarcar a recuperação e polimento do piso em concreto, totalizando 18.650 m², recuperação e substituição de calhas técnicas, cerca de 1,7 mil metros, além da reforma dos banheiros com acréscimo de fraldário e da cozinha do mezanino do pavilhão.

A previsão da administração estadual é de que as obras de requalificação do equipamento sejam concluídas em dois meses, visto que, na agenda do Cecon-PE, já há eventos programados para serem realizados em outubro. O custeio e gerenciamento, será de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

“Vamos fazer a reformulação do Centro de Convenções de Pernambuco para melhorar a infraestrutura e adaptar esse grande espaço para a retomada dos eventos, que vai exigir muito trabalho, precauções e protocolos, que já estão sendo pensados. Queremos que o Cecon esteja pronto e efetivamente adaptado à nova realidade que estamos vivendo em virtude da covid-19”, destacou o governador ao autorizar as obras.

Antes da pandemia abarcar no Estado, o pavilhão do Cecon-PE recebeu uma média anual de 32 eventos, com público médio de 300 mil pessoas. O espaço opera há 40 anos, apoiando o desenvolvimento do trade turístico de Pernambuco, e serve como um dos equipamentos de apoio ao desenvolvimento do trade turístico de Pernambuco.

Feiras em 2021

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes (PSD), apesar da crise sanitária, ainda para este ano, existem 8 feiras programadas, de segmentos diversos. “Estamos bem confiantes com a execução das obras. Teremos tempo hábil para deixar o Centro de Convenções renovado para os primeiros eventos que acontecem em outubro. Ações como essa são importantes para a retomada das feiras de negócios que aquecem nossa economia, geram emprego e renda e movimentam toda a cadeia do turismo”, argumentou o secretário.

É no pavilhão do Centro de Convenções que acontece, anualmente, a maior feira criativa da América Latina, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento, coordenado pela AD Diper, gera renda para mais de cinco mil expositores durante 12 dias, sendo geralmente realizado no início do mês de julho, há 20 edições. Em 2021, por conta da pandemia, acontecerá entre 10 e 19 de dezembro, já com o pavilhão completamente reformado.

Tags

Autor