VISITA DO PRESIDENTE

Bolsonaro promete ajuda a 750 mil caminhoneiros para compensar preço do diesel

Em Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou da cerimônia de inauguração do Ramal do Agreste

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 21/10/2021 às 14:55
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Possível paralisação dos caminhoneiros por causa do aumento do preço dos combustíveis é discutido por categoria - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

Em visita ao município de Sertânia, para inauguração do Ramal do Agreste, na região semiárida de Pernambuco, nesta quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) garantiu que na próxima semana irá anunciar uma ajuda de custo para 750 mil caminhoneiros autônomos, como forma de compensar a alta do óleo diesel. Sem apresentar números para a ação, o presidente voltou a culpabilizar os governadores pela inflação dos alimentos e do preço dos combustíveis e disse estar fazendo "o possível". 

"iremos atender caminhoneiros autônomos, em torno de 750 mil caminhoneiros receberão ajuda para compensar o aumento do diesel. Fazemos isso porque através deles que as mercadorias e alimentos chegam nos quatro cantos do País. São momento difíceis, mas ninguém ficará para trás", garantiu o presidente. 

Paulo Câmara rebate Gilson Machado. 'Boicote de Bolsonaro impede que água chegue aos pernambucanos'

Nesta semana, o governo se viu em meio a ameaças de paralisação nas estradas brasileiras por parte dos caminhoneiros autônomos, que representam uma fragmentação do total de caminhoneiros que atendem a logística do País. 

Pelo menos três entidades nacionais de trabalhadores vinculados ao setor de transporte de cargas anunciaram que decidiram decretar estado de greve e que vão deflagrar uma greve nacional a partir de 1º de novembro, se o governo federal não atender reivindicações que remontam à paralisação dos caminhoneiros em 2018.

Pressionado, CNTTL, CNTRC e ABRAVA já haviam, inclusive, incitado novas mobilizações ao longo deste ano, mas sem sucesso em função da fragmentação dos motoristas. 

DIESEL 

Além da aplicação do tabelamento do frete mínimo, os caminhoneiros autônomos têm como principal reivindicação o custo do combustível, reajustado para cima seguidas vezes nos últimos meses pela estatal federal Petrobras. O preço médio do diesel no País acumula alta de mais de 50% neste ano.

O presidente voltou a culpas os governadores pela alta nos preços de alimentos e combustíveis. "Fazemos o melhor, tanto que posso afirmar que o Brasil é um dos poucos países que menos sofreu com a questão da economia, por ocasião da covid-19, e é um dos melhores a sair (da pandemia)", declarou. 

Enfatizando também que "As consequências do 'fica em casa', na tentativa de quebrar a economia, estamos pagando o preço alto, com a inflação do alimento, combustíveis e gás. O mundo vem sofrendo de forma mais grave que nós", em crítica às tentativas de lockdown adotadas pelos governadores durante a pandemia. 

 

 

 

 

 

Nayara Vila Nova / TV Jornal
Bolsonaro em Sertânia - FOTO:Nayara Vila Nova / TV Jornal
ALAN SANTOS/PR
Iremos atender os caminhoneiros autônomos. Fazemos isso porque através deles que as mercadorias e alimentos chegam nos quatro cantos do País", declarou o presidente Jair Bolsonaro - FOTO:ALAN SANTOS/PR

Comentários

Últimas notícias