Com a aproximação do fim do segundo semestre de 2022, centenas de consumidores já buscam informações acerca da Black Friday 2022, época crucial para as compras de fim de ano.
Apesar de ser originalmente restrita a um único dia da semana, a data se estende a períodos semanais no Brasil, em que as lojas de diversos segmentos implantam promoções e descontos ao público consumidor.
A seguir, confira informações sobre a tradição e a Black Friday 2022.
"Black Friday" é um termo de origem inglesa que, em português, pode ser traduzido como "Sexta-feira Preta". A expressão surgiu nos Estados Unidos, por volta do final do século XX.
Com o intuito de promover a tradição, a Black Friday foi criada para denominar uma ação promocional massiva realizada por lojistas que, ao fim de cada ano, realizavam a tradicional "queima de estoque".
Originalmente, a Black Friday ocorria após a data comemorativa do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), na 4ª sexta-feira de novembro, dentro de um período de 24h.
A tradição de venda de produtos a preços acessíveis rapidamente se popularizou pelo país norte-americano, o que despertou o interesse de outros países, como o México, o Canadá e o Brasil.
No Brasil, a Black Friday se popularizou em 2010. Hoje, é uma das datas mais importantes para o comércio varejista brasileiro; é a segunda época mais rentável para o comércio online, sendo o Natal a primeira.
Diferente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil não é um evento restrito a apenas um dia de duração.
No entanto, quanto à data que marca o início do evento, a Black Friday 2022 também está prevista para a 4ª sexta-feira do mês de novembro.
Assim, a Black Friday 2022 começará no dia 25 de novembro.
Uma recente pesquisa divulgada pelo Instituto Ipsos, empresa de inteligência e pesquisa de mercado, revelou que, em média, cada consumidor pretende adquirir produtos de ao menos 5 categorias na Black Friday 2022.