No ano passado, a Black Friday movimentou mais de R$ 4 bilhões em vendas online. Em 2021, os produtos mais vendidos foram eletrodomésticos e smartphones.
Em 2022, a Black Friday terá ainda uma concorrência muito singular: a Copa do Mundo de futebol. O grande evento mundial também começará na mesma semana que uma das datas mais importantes do varejo.
Segundo Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados, “Mesmo com a oscilação econômica atual, podemos esperar uma ‘super Black Friday’.”
3 DICAS PARA VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY
Com as expectativas em alta, a CEO separou três dicas para bons resultados nas vendas online durante a “Super Black Friday”:
1. Use os resultados do ano anterior como base para obter uma melhor performance
A análise dos próprios resultados é importante para avaliar o que funcionou e o que não funcionou numa estratégia.
Isso ajuda a identificar quais são as ‘lutas pelas quais vale a pena lutar’, ou seja, evita o desperdício de tempo e de esforço em estratégias que já falharam anteriormente.
2. Conheça o seu público alvo
A meta da maioria dos empresários é ter o negócio reconhecido pelo público-alvo, que são os consumidores assíduos.
Por isso, é importante conhecer os gostos e peculiaridades desse público, para planejar estratégias mais assertivas para a Black Friday.
3. Esteja por dentro das tendências
Saber quais são as novas tendências do mercado é importante para todos os empreendimentos que desejam aumentar vendas e lucros na Black Friday.
“Alguns consumidores têm como prioridade o pioneirismo, ou seja, prezam por ‘ser o primeiro’ a adquirir algum produto que está em alta ou aderir a alguma novidade".
"Com esse diferencial, eles podem se tornar consumidores recorrentes e sua empresa, loja ou marca pode ser reconhecida pelo pioneirismo nas tendências”, finaliza a especialista.