O Projeto de Lei n° 4367/20, do deputado Pompeo de Mattos (PDT), é uma proposta que prevê o pagamento do 14° salário do INSS, abono anual direcionado a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.
Desenvolvido para reduzir os efeitos da pandemia da covid-19, o projeto possui, de acordo com Fábio Mitidieri (PSD), relator do texto da proposta, mais de duas fontes financeiras suficientes para promover financeiramente o pagamento do Décimo quarto salário do INSS.
Acompanhe nesta matéria, em ordem:
- INSS;
- 14° do INSS;
- Décimo Quarto salário;
- Quem tem direito ao 14° do INSS?;
- Como será pago o Décimo Quarto salário do INSS?;
- Qual o valor do 14° salário do INSS?;
- Quando vai ser pago o 14° do INSS?.
QUEM TEM DIREITO AO 14° DO INSS?
Terão direito a receber o pagamento do 14° salário do INSS beneficiários do Seguro Social no geral, ou seja, aposentados e pensionistas. No total, somam cerca de 31 milhões de brasileiros.
COMO SERÁ PAGO O DÉCIMO QUARTO SALÁRIO DO INSS?
De acordo com o texto do relator da proposta, o deputado Fábio Mitidieri (PSD), o valor total do 14° do INSS seria dividido em duas parcelas, pagas ao fim do ano, assim como o 13° salário para trabalhadores de ofício privado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: confira todas as informações sobre o 13° salário; datas de pagamento da primeira e segunda parcela, valor do Décimo Terceiro e como é feito o cálculo
QUAL O VALOR DO 14° SALÁRIO DO INSS?
O projeto do Décimo Quarto salário do INSS propõe um pagamento que pode alcançar o dobro do abono anual já estabelecido por lei, isto é, o valor máximo de dois salários mínimos, previsto para ser pago em duas parcelas.
O projeto também prevê que o critério para determinar o valor das parcelas a serem recebidas por cada beneficiário deve considerar o valor recebido, por parte do INSS, pelo aposentado ou pensionista.
Entenda:
- O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor igual a um salário mínimo deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo.
- O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor superior a um salário mínimo deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo somado a uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, estimado em R$ 7.087,22.
Conforme mencionado, o valor total não pode ultrapassar a soma de dois salários mínimos.
VEJA AQUI se RECEBE uma PARCELA ÚNICA do 14º do INSS
Já apresentado ao Congresso, o Projeto Orçamentário de 2023, deve estabelecer o valor de R$ 1.302 como teto do salário mínimo para o próximo ano.
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONFIRA TUDO O QUE SE SABE SOBRE O 14° SALÁRIO DO INSS
QUANDO VAI SER PAGO O 14° DO INSS?
O Projeto de Lei que visa instaurar o 14° do INSS ainda está em tramitação no Senado, onde deve ser votado por senadores e, se aprovado, seguir para sanção presidencial.
No mês de novembro, o processo obteve um avanço: após dois meses sem movimentação, o projeto foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Ainda assim, não há data ou calendário previstos para que as parcelas do Décimo Quarto salário do INSS sejam pagas. No momento, o projeto segue à espera da criação de uma Comissão Temporária pela MESA, estando previsto para entrar em vigor só em 2023.
O projeto transcende a questão de oposição e de governo. Tenho confiança na aprovação.afirmou Pompeo de Mattos, criador do projeto, quando apresentou a proposta.