fernando haddad

HADDAD É ECONOMISTA? Saiba qual a formação de Fernando Haddad e o currículo do ministro da Fazenda de Lula

Saiba qual a formação de Haddad e veja o currículo do ministro da Fazenda de Lula

Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 03/01/2023 às 12:18 | Atualizado em 03/01/2023 às 12:19
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assume o cargo em cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Fernando Haddad, 59 anos, tomou posse na segunda-feira (2) como ministro da Fazenda do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil.

Haddad é um dos substitutos de Paulo Guedes, que chefiava o Ministério da Economia no governo de Jair Bolsonaro (PL). No governo Lula 3, o "superministério" foi dividido entre Fazenda, Planejamento, Gestão e Indústria e Comércio.

Na segunda (2), Haddad afirmou que a equipe econômica é "uma rede de postos, e não um posto Ipiranga", fazendo referência a Guedes, que era chamado de posto Ipiranga por Bolsonaro.

"Me sinto confortável em equipe de Alckmin, Tebet e Dweck. Se antes havia um posto Ipiranga, agora somos uma rede de postos. Não existe mágica nem malabarismos financeiros, nem bala de prata", declarou.

CURRÍCULO DE HADDAD

Fernando Haddad é ex-prefeito de São Paulo e foi ministro da Educação entre 2005 e 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff.

Em 2018, foi candidato à presidência da República pelo PT, mas foi derrotado nas urnas por Bolsonaro no segundo turno.

Em 2022, se candidatou ao governo de São Paulo, mas perdeu no segundo turno para Tarcísio de Freitas (Republicanos).

QUAL A FORMAÇÃO DE HADDAD?

Haddad nasceu em São Paulo e tem 59 anos. Em 1981, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Ainda durante o regime militar, começou na militância estudantil e filiou-se ao PT em 1985.

Haddad especializou-se em direito civil e fez mestrado em economia. Além disso, tem doutorado em filosofia, também pela USP.

Foi professor de teoria política contemporânea do Departamento de Ciência Política da USP
e analista de investimento do Unibanco.

VIDA PÚBLICA DE HADDAD

Em 2001, Fernando Haddad começou na vida pública, ao ser nomeado chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy.

Deixou a secretaria no primeiro semestre de 2003, quando assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na gestão de Guido Mantega, então ministro do Planejamento do governo de Lula.

Haddad foi um dos responsáveis pela elaboração da Lei da Parceria Público Privada (PPP).

Veja os nomes dos novos ministros anunciados para o governo Lula

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS