Comentários acerca do aumento do preço da gasolina já neste mês de janeiro têm circulado desde o início desta semana, após a posse oficial de Lula (PT) à Presidência da República.
Entenda a seguir as discussões que envolvem aumento do preço da gasolina e quais devem ser as medidas do Governo Lula, que já realizou sua indicação para a presidência da Petrobras.
Veja, ainda, em quanto está o preço da gasolina hoje, quinta-feira (5):
GASOLINA AUMENTOU?
A questão do preço da gasolina está relacionada ao vencimento do prazo de uma medida tomada no Governo Federal anterior.
Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) isentou os impostos federais dos combustíveis, medida provisória, válida até o dia 31 de dezembro de 2022, o que promoveu a queda dos preços.
Dentre as Medidas Provisórias editadas por Lula no dia em que tomou posse do cargo, está a que oficializa a prorrogação do prazo de isenção, medida que impede um aumento maior dos combustíveis.
Ainda assim, é inevitável que o aumento do preço da gasolina aconteça já neste mês de janeiro, uma vez que o ICMS também voltará a ser o que era, imposto cujas alíquotas são definidas pelos governadores estaduais.
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONFIRA RECOMENDAÇÕES PARA ECONOMIZAR GASOLINA:
PREÇO DA GASOLINA HOJE (05/01)?
Hoje, quinta-feira (5), o preço médio do litro da gasolina está avaliado em R$ 4,93, no Brasil, com base nos preços que são estabelecidos pela Petrobras (gasolina A) e nos preços médios ao consumidor final (gasolina C).
PREÇO DA GASOLINA
Indicado pelo Presidente Lula à presidência da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT) descartou, nesta terça-feira (4), a possibilidade de intervenção no Estado no estabelecimento dos preços dos combustíveis.
Com a intenção do governo de manter o preço em estabilidade, Jean Paul Prates afirmou, em relação aos postos d e combustíveis que promoverem o aumento:
Não há nenhuma razão para aumento dos combustíveis. Quem estiver aumentando preço de gasolina está oportunizando ou fazendo ação política, que é bem pior.senador Jean Paul Prates, indicado de Lula à presidência da Petrobras.