Após o anúncio que as operações do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) seriam interrompidas no governo Lula, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, recuou e afirmou em suas redes sociais que a continuação ou não desta modalidade ainda será discutida.
A publicação foi compartilhada nesta quinta-feira (05), pouco depois de Luiz Marinho alegar que a modalidade do saque-aniversário do FGTS deixaria de ser oferecida aos beneficiários, em uma entrevista concedida ao O Globo, nesta quarta-feira (04).
Entenda nesta matéria:
- O que é o Saque-Aniversário do FGTS?
- Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS?
- Saque-Aniversário do FGTS vai acabar?
O QUE É SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de saque que permite ao trabalhador ter acesso a parte do saldo de sua conta do FGTS no mês de seu aniversário.
A modalidade foi instituída em 2019. Até o momento, o saque-aniversário do FGTS foi aderido 28,6 milhões de trabalhadores.
COMO FUNCIONA O SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS?
Os trabalhadores não são obrigados a sacar parte do Fundo no mês do seu aniversário, visto que essa modalidade é opcional.
Aqueles beneficiários que optarem por seguir com o FGTS sem a função do saque-aniversário continuam fazendo parte da operação padrão.
SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS VAI ACABAR?
O novo ministro do Trabalho havia informado, durante a entrevista ao O Globo, que era de interesse do governo Lula encerrar a modalidade do saque-aniversário.
Ainda na entrevista, Luiz Marinho afirmou que antes das medidas serem tomadas, as propostas do novo Governo Federal serão negociadas.
Na publicação do ministro do Trabalho, feita no Twitter, ele reforça a negociação sobre as propostas.
Confira: