A tabela do INSS 2023 está definida e foi anunciada ainda em dezembro. O salário mínimo de 2023 também foi reajustado e os benefícios vão ser pagos com novo valor.
O calendário de 2023 de pagamentos para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios como auxílio-doença ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) começa a valer em 25 de janeiro.
Leia nesta matéria, em ordem:
- Como saber a data do pagamento do INSS?
- Quando começa o pagamento do INSS?
- Nova tabela INSS 2023
- Pedidos de revisão do benefício
COMO SABER A DATA DO PAGAMENTO DO INSS?
Basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual. Mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem benefícios do órgão.
CALENDÁRIO INSS 2023: Veja a data dos pagamentos de benefícios
QUANDO COMEÇA O PAGAMENTO DO INSS?
Para quem recebe um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
Em 2023, o salário mínimo tem o valor de R$ 1.302. Existe uma proposta do Governo Lula de aumentá-lo para R$ 1.320, mas a promessa ainda não foi cumprida.
Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.
NOVA TABELA INSS 2023
PEDIDOS DE REVISÃO DO BENEFÍCIO
No último dia 1º, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a revisão da vida toda para aposentadorias do INSS. Por 6 votos a 5, os ministros decidiram que os segurados podem entrar na Justiça para pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.
O acórdão relacionado à decisão do Tribunal ainda não foi publicado e o INSS sinaliza que aguarda a publicação deste acórdão para só então definir os próximos passos a serem adotados pelos beneficiários.
O alerta foi feito em dezembro, para evitar que os segurados caiam em golpes.
Em nota, o órgão confirmou que não entra em contato com seus segurados, por telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais, para oferecer serviços ou benefícios e tampouco revisão de valores.
O INSS sugere que os segurados eventualmente contatados sobre a revisão da vida toda não passem dados pessoais (como CPF, telefone, endereço ou número do benefício), não enviem fotos de documentos ou fotos pessoais e jamais compartilhem a senha de acesso ao Portal Gov.br.
Vale ressaltar que todos os serviços prestados pela autarquia são gratuitos.