Contribuintes do Recife têm até sexta-feira (10) para aproveitarem os descontos da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2023. A Prefeitura do Recife oferece até 10% de desconto para quem quitar o boleto à vista. Além de receber os carnês no imóvel, é possível acessar os boletos por meio dos canais digitais.
A Secretaria de Finanças do Recife disponibiliza 363.145 boletos para o calendário de pagamento deste ano. O parcelamento continua oferecido em dez vezes, também com vencimento da primeira parcela no dia 10 de fevereiro.
Por meios digitais, o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser gerado no ícone “IPTU 2023”, na área de Acesso Rápido do Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), ou no aplicativo Conecta Recife, onde também é possível acessar o QR code ou o código numérico para quitar o boleto por meio do PIX. Para isso, basta ter em mãos o Sequencial do imóvel.
Descontos
Os boletos do IPTU 2023 já chegarão nos imóveis com o abatimento de 5% no valor total para todos os contribuintes adimplentes. O desconto de adimplência é garantido mesmo para quem optar pelo pagamento parcelado.
Além disso, também terão acesso a mais 5% de desconto no pagamento em cota única, totalizando os 10%. Já as pessoas que tiverem quaisquer pendências junto à Prefeitura até o fim deste mês terão direito apenas ao desconto pelo pagamento em cota única (5%). É possível pagar com PIX ou por meio da rede de bancos credenciados.
Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe)
Imóveis que foram indicados para ter abatimento do imposto utilizando créditos gerados na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) já recebem os carnês 2023 com o desconto aplicado. Mais de 15 mil imóveis foram indicados para receber esses descontos, gerando abatimentos de mais de R$ 5,2 milhões.
A orientação é incluir CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe) para conseguir descontos nos próximos anos. A ação gera créditos automáticos assim que o imposto é recolhido pela prefeitura. Os créditos têm validade de cinco anos e é possível abater até 50% do valor do IPTU.