A Opty, maior grupo de atendimento oftalmológico da América Latina, amplia sua presença em Pernambuco com o anúncio de uma nova aquisição. O Serviço Oftalmológico de Pernambuco (SEOPE), com quatro unidades localizadas no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, agora passa a fazer parte do grupo.
A SEOPE é a quarta associação do grupo com clínicas em Pernambuco. A primeira associação foi com a Oftalmax, em seguida, Visão Center, ambos no Recife. Posteriormente com a Íris Oftalmo, em Caruaru, no agreste pernambucano.
“É com imensa alegria que o Grupo Opty amplia a presença em Pernambuco por meio da associação com o SEOPE, uma rede já consolidada, que abrange toda a região Metropolitana do Recife. Essa parceria contribui para que o grupo ofereça maior acessibilidade para os pacientes no estado, totalizando 13 unidades, com o diferencial que SEOPE atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e abre portas para um novo perfil socioeconômico em locais que ainda não estávamos presentes. Além disso, há um programa de residência e fellow oferecendo oportunidade para os médicos e maior capilaridade no estado”, conta Amaury Guerrero, CEO do Grupo Opty.
“Esta transação marca um momento especial na história do SEOPE e representa um novo capítulo em nossa jornada de crescimento. Acreditamos que a nossa associação ao Grupo Opty irá multiplicar as oportunidades aos nossos colaboradores e prestadores de serviços médicos, além de continuar oferecendo um serviço de excelência aos nossos pacientes” diz Pedro Gondim, sócio do SEOPE.
A Deloitte foi a assessora financeira da operação, e PMZ Advogados liderou a assessoria jurídica dos fundadores do SEOPE para conclusão da transação, que não teve valores revelados.
Segundo Rodrigo Zirpoli, sócio do escritório PMZ Advogados, a operação marca a retomada do setor de fusões e aquisições, que começa o ano aquecido.
"As operações de fusões e aquisições na indústria da saúde continuam movimentando a economia dada a particularidade de que, na maioria das vezes, as clínicas surgem fragmentadas e a tendência é se envolverem em processos de consolidação. Rodrigo Zirpoli cita como exemplos desses processos de consolidação os segmentos de oncologia, nefrologia e oftalmologia".
Os planos de crescimento da Opty passam por um modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo aos pacientes tratamentos e serviços de última geração, segundo o grupo.
Nesse formato, "o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e, ao mesmo tempo, o foco no exercício da medicina e no relacionamento com os pacientes", garante.
“Construímos um grupo bem estruturado nos últimos anos, por meio de um modelo de negócios que valoriza a gestão compartilhada permitindo um crescimento sustentável e equilibrado de clínicas e hospitais de oftalmologia frente aos desafios do mercado. Nossas prioridades estão na atração de médicos de qualidade e reputação, sempre respeitando as diferenças culturais”, comenta Amaury Guerrero.
Infraestrutura completa
Fundada em 1990 pelos amigos oftalmologistas Pedro Corrêa Gondim, Luiz Armando Gondim, Alexandre José Araújo, Maria Izabel Lynch, Edmundo França Lima e Ítalo Queiroz, o SEOPE conta com corpo clínico de 40 oftalmologistas, 115 colaboradores e quatro unidades, localizadas em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes (PE).
O serviço oftalmológico é referência no Estado, se destacando também no atendimento ao SUS que abrange terapias, cirurgias, consultas e exames em todas as subespecialidades da oftalmologia, como catarata, cirurgia refrativa, córnea, doenças da conjuntiva, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, neuro-oftalmologia, oncologia, órbita, plástica, uveítes, vias lacrimais, retina e vítreo.
Em sua infraestrutura, possui 30 consultórios, 10 salas de exame e 4 salas cirúrgicas. O SEOPE possui um programa de residência médica com longo histórico e sucesso de formação. Atualmente, conta com 14 residentes e 6 fellows.