O número de beneficiários do programa Bolsa Família supera o de trabalhadores formais em 13 estados do Brasil, das 27 unidades federativas do Brasil.
No ano passado, este número era de 12 estados, mostrando um aumento no número de beneficiários.
A nova unidade federativa que entrou na lista neste ano é o Rio Grande do Norte. O Nordeste e Norte concentram os maiores estados onde possui estes números.
Confira a lista completa de estados:
- Acre
- Amazonas
- Amapá
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Maranhão
- Piauí
- Pernambuco
- Paraíba
- Pará
- Rio Grande do norte
- Sergipe
No Maranhão e no Piauí, há 2 beneficiários do programa para cada trabalhador formal.
O estado de Santa Catarina é o estado onde a diferença é menor, são 234 mil beneficiários para mais de 2,3 milhões de trabalhadores formais. Antes da pandemia da covid-19, eram 8 Estados om mais benefícios que empregos formais.
No governo Bolsonaro, houve um grande aumento no número de beneficiários, que aumentou 49% com relação ao governo anterior, saindo de 14,5 milhões para 21, 6 milhões de recebedores.
Em novembro de 2022, a proporção chegou a 50%, ou seja, para cada dois servidores com carteira assinada, existe um benefício do programa social. Agora, esse índice está em 51,1%.
PENTE-FINO NO BENEFÍCIO
O governo federal está fazendo um "pente fino" entre os beneficiários, para corta aqueles que não devem estar recebendo o benefício social. A media está sendo tomada após o lançamento do "novo Bolsa Família" feito pela atual gestão.
Através da regra de proteção, se a família beneficiários aumentar sua renda per capita em até meio salário mínimo, eles serão bloqueados do programa social.
A regra define que a família poderá receber o programa por até 24 meses, recebendo metade do valor do benefício que ganhava. Mas, isto só começaram a valer a partir de junho deste ano.
CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA 2023
Confira as datas de pagamento dos próximos meses: