Acontece até a próxima segunda-feira (24), no RioMar Recife, a 10ª edição da Made Pernambuco. Com entrada gratuita, a feira reúne empreendedorismo e artesanato local, trazendo itens diversos e criativos, produzidos pelas mãos de artistas e artesãos pernambucanos.
Montado no piso L1 do RioMar, o evento reúne 61 expositores com produtos que vão de brinquedos a peças decorativas, passando por acessórios, vestuário e calçados para todos os estilos e idades.
Os visitantes encontram, ainda, peças em madeira, metal, bordados, pinturas, esculturas, papel, cerâmica, porcelana e outros.
A expectativa da organização do evento é de movimentar em torno de R$ 1 milhão durante os 15 dias de duração, além de render negócios futuros aos expositores, tendo o evento como uma grande vitrine.
De acordo com Taciana Pontual, a mostra traz um importante diferencial devido a curadoria, que é feita de maneira cuidadosa e eficiente. “Quem nos visitar irá encontrar produtos de qualidade, com beleza e criatividade”, afirma a organizadora.
Nesta 10ª edição, o artesão do Cabo de Santo Agostinho Mestre Nena é o homenageado. Ele é reconhecido por seu trabalho como ceramista e fonte de inspiração para os demais artesãos do evento.
Mestre Nena cresceu acompanhando o trabalho desses oleiros e de grandes mestres artesãos, como Celestino José Mota Filho, o seu Celé, um dos precursores no Cabo de Santo Agostinho. Os caminhos para a construção do artista têm início depois que ele perdeu o pai, ainda quando era criança.
Severino Antônio de Lima (seu nome de batismo) foi morar com os avós no Mauriti, local que já nos anos 1960 se destacava pela concentração de olarias e pela produção em cerâmica. Aos dez anos de idade, o Mestre já tinha o barro como ocupação, quatro anos depois já estava assumindo compromissos financeiros de estudo dele e dos irmãos mais novos.
Novidade disponível para venda nos estandes, a renda da comercialização da “Ecobem” (Ecobag do Bem) será integralmente destinada às obras de entidades filantrópicas, como a Ação Solidária no Sertão e Anjos da Noite. “Sempre me preocupei em trazer ações de cunho beneficente ao evento, e transformar essa venda em realidade é uma enorme satisfação para todos nós que fazemos a Made Pernambuco”, completa Taciana.
Aos que visitarem os corredores do evento, poderão encontrar o trabalho de Acessório Ramifica, Adrianne Barros, Algo Ateliê, Anas Acessórios, Arterial, Ateliana, Ateliê Mogno, Bacaro Borges, Baudoin Design, Bolsas B Up, Brinqueco, Cabrera, Caju Clo, Catharine Torres, Claudia Couto, Claudia Pontual, Cristine de Holanda, Croá, Daniel Lau, Dengo da Mamãe, Diego Martins, Dona Chica, Essencial Design, Fag Bolsas, Fernanda Pinto, Frutu do Mosaico, Gmc Ateliê, Guida Marques e Jailson Marcos.
Além de Jonas Moreno; Kokedamar, Lavand' Alma, Leandro Loureiro, Léo Pinheiro, Lú Pontual, Lúcia Fireman, Luciane Casagrande, Lum Luz, Marcelo Tavares, Marcos Duarte, Maria Ribeiro, Marize Patchwork, Oficina de Formas, Palmeiral, Panos e Cores, Patricia Barros, Paulette Maranhão, Ronaldo Fonseca, Rosana Kitover, Rosélis Alves, Saad Decorações, Simone Andrade, Simone Maior, Studio Lama, Tacy Pontual, Tramandoarte, Vânia Coutinho e Wunderbar.
O Sebrae é um dos principais parceiros da feira, atuando na capacitação e no apoio logístico dos microempreendedores que expõem as peças durante o evento. “O Sebrae apoia a feira desde o início, pois ela surgiu a partir de um grupo de artesãos que participaram de nossas capacitações e decidiram se unir para dar mais visibilidade aos seus trabalhos” explica Aline Cavalcanti, analista do Sebrae/PE.
Ainda segundo ela, só nesta edição, o Sebrae viabilizou a participação de 21 expositores, custeando 40% do valor dos estandes. Outros expositores receberam orientações de analistas e de consultores em diversos segmentos.
SERVIÇO:
10ª Edição da Feira Made Pernambuco
Local: Piso L1 do RioMar Recife - Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife-PE
Quando: de 10 a 24 de abril de 2023
Entrada: Gratuita
Horário: Funcionamento do shopping
Informações: www.madepernambuco.com.br