Desde o mês de abril deste ano, mais de 1 milhão de famílias tiveram o Bolsa Família bloqueado. O congelamento do benefício se dá devido a revisão cadastral do Cadúnico realizada pelo Governo Federal.
De acordo com informações disponibilizadas pelo governo federal, famílias com cadastros desatualizados poderão ser incluídas nesse processo de bloqueio até o final de 2023.
Para facilitar sua leitura confira os tópicos abordados nesta matéria:
- Qual o motivo do bloqueio do Bolsa Família?;
- Quem pode ter o Bolsa Família bloqueado?;
- Bolsa Família bloqueado, o que fazer?;
- Desbloqueio do Bolsa Família;
- Bolsa Família cancelado.
QUAL O MOTIVO DO BLOQUEIO DO BOLSA FAMÍLIA?
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar o relançamento do programa Bolsa Família, o Governo Federal informou ainda em março deste ano que realizaria uma revisão cadastral do CadÚnico dos beneficiários.
O objetivo é identificar e remover aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos.
QUEM PODE TER O BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO?
Fique atento! De acordo com o governo federal, as famílias convocadas para a Revisão Cadastral de 2023 são aquelas que atualizaram o cadastro pela última vez em 2016 ou 2017.
As demais famílias com dados desatualizados (ano da última atualização em 2018, 2019 e 2020) poderão ser incluídas nesse processo até o final de 2023.
BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO, O QUE FAZER?
A família convocada para o processo de verificação cadastral receberá um prazo para atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico).
É necessário agendar um atendimento no CRAS ou no setor responsável em seu município e comparecer dentro do período estabelecido para que o benefício seja desbloqueado.
QUANTO TEMPO LEVA PARA DESBLOQUEAR O BOLSA FAMÍLIA?
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a família ficará bloqueada por um período de três meses, durante o qual o beneficiário terá a oportunidade de atualizar as informações dos membros antes que o Bolsa Família seja cancelado.
Saiba também sobre a nova Regra de Proteção que pode diminuir o valor do seu Bolsa Família:
BOLSA FAMÍLIA CANCELADO, E AGORA?
Caso a família tenha perdido o prazo para atualização e o Bolsa Família tenha sido cancelado, existe a oportunidade de retornar ao programa por meio do processo de reversão de cancelamento.
É necessário realizar essa ação dentro de um prazo de até 180 dias contados a partir da data de cancelamento.
É fundamental que a família entre em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para obter informações detalhadas sobre a documentação necessária e os procedimentos a serem cumpridos para a reinserção no Bolsa Família.
PRAZO DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PRORROGADO
Devido ao alerta de situação de calamidade pública emitido por mais de 100 municípios, o prazo para atualização cadastral das famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral está prorrogado.
Para conferir os estados e municípios inclusos nesta lista, acesso o site do governo federal.