Competitividade

Pernambuco caiu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados e agora ocupa o 16º lugar no País

Durante divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados nesta quarta-feira (23), em Brasília, governadora Raquel Lyra destacou ações para melhorar situação econômica e social em Pernambuco

Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 23/08/2023 às 18:02 | Atualizado em 23/08/2023 às 18:05
Governadora Raquel Lyra participou da divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, em Brasília
Governadora Raquel Lyra participou da divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios, em Brasília - Divulgação

Pernambuco passou de 15º para 16º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (23) em Brasília, junto com o Prêmio Excelência em Competitividade 2023 e o o XII Congresso CONSAD de Gestão Pública. A governadora Raquel Lyra participou do evento, junto com gestores de outros cinco Estados (Acre, Mato Grosso, Goiás, Pará e Maranhão). 

Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking avalia pilares, indicadores e dimensões dos 27 Estados brasileiros, com a proposta de apresentar diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas e ajudar na tomada de decisões. 

No caso de Pernambuco, o Ranking aponta a necessidade de se ter mais atenção a temas como segurança pública, capital humano e potencial de mercado. Entre 2022 e 2023, o dado da segurança se agravou, com o Estado perdendo três posições e ficando em 25 lugar no País. O resultado coloca Pernambuco como o terceiro pior do Brasil. 

No dia 1º de agosto, o governo do Estado lançou o programa Juntos por Pernambuco, que vai substitui o tecnologia e novos concursos. Segundo o governo, a política terá seis eixos estratégicos: prevenção à violência; cidades seguras e articulação com os municípios; polícia e defesa social; articulação com o sistema de justiça; administração prisional e ressocialização. 

Além da segurança, também aparecem como desafios no Ranking, os indicadores de capital humano e potencial de mercado. Os dois mostram a situação da mão de obra e o comprometimento da renda do pernambucano. Segundo a PNAD Contínua do IBGE, Pernambuco teve a maior taxa de desemprego do Brasil no segundo trimestre de 2023.

RESULTADO POSITIVO

Pernambuco se destaca no Ranking nos indicadores de inovação, infraestrutura e sustentabilidade ambiental. Em inovação está em 8º lugar entre os Estados mais competitivos do País. Nos demais está em 10º e 15º lugar, respectivamente. Em infraestrutura os destaques são para a qualidade e o acesso a energia elétrica. Na área ambiental, sobressaisse a destinação do lixo e a menor velocidade do desmatamento.  

GESTÃO PÚBLICA 

Raquel Lyra participou do painel “O desenvolvimento regional sob a ótica da inteligência pública”, destacando os caminhos que Pernambuco deve trilhar para recuperar o protagonismo no Nordeste.

“O Nordeste precisa combater as desigualdades sociais e regionais que assolam nosso Brasil. Pernambuco tem pressa e eu tenho certeza de que nada vence a força do trabalho. Assim, já estamos conseguindo avançar com a execução de políticas públicas, a exemplo do Juntos pela Segurança, onde asseguramos investimento de R$ 1 bilhão e o Juntos pela Educação com o aporte de R$ 5 bilhões. Esses são apenas dois exemplos de como a mudança está chegando na vida do nosso povo”, enfatizou a governadora.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS