A 123 Milhas acionou, nesta terça-feira (19), a 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte para solicitar um pedido de recuperação judicial da empresa.
A HotMilhas, que pertence ao mesmo dono da 123 Milhas, e a Novum, que é sócia, também entraram com o pedido.
Nas alegações feitas à Justiça, a defesa das empresas afirmam que "estão enfrentando a pior crise financeira desde suas respectivas fundações".
A agência de viagens também externou o desejo de ter a suspensão imediata, por um período inicial de 180 dias, das ações judiciais de cobrança movidas contra ela.
Confira na matéria abaixo as últimas notícias sobre o caso.
123 MILHAS PEDE RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A companhia estava na mira de órgãos de defesa do consumidor, além de ter tido os sócios da 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, convocados para depor na CPI que investiga os casos de pirâmide financeira.
O depoimento estava marcado para a tarde desta terça-feira, 29, a partir das 14h30.
De acordo com o pedido de recuperação judicial, a dívida acumulada pela empresa é de cerca de R$ 2,3 bilhões.
O montante inclui as dívidas da companhia sujeitas à RJ, podendo haver ainda outros passivos que não entram nesse dispositivo legal.
Segundo dados do Tribunal de Justiça (TJMG), mais de 970 processos judiciais foram abertos contra a 123 Milhas, apenas em Minas Gerais, entre 18 e 27 de agosto.
De acordo com os documentos, a 123 Milhas usa pontos e milhas para emitir passagens mais baratas, desde sua criação, em 2016.
No entanto, segundo a defesa, "nos últimos anos, as vantagens que permitiam a emissão de bilhetes aéreos mais baratos, principalmente aquisições com milhas, vêm diminuindo gradativamente".
Confira abaixo um trecho do pedido:
"A 123 Milhas se viu impossibilitada de emitir as passagens aéreas, pacotes de viagem e os seguros adquiridos pelos clientes do Programa Promo123, especialmente nos prazos contratados, motivo pelo qual entendeu por bem retirar o Programa Promo123 do ar e buscar, por meio do presente pedido de Recuperação Judicial, cumprir tais obrigações de forma organizada."
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nesta segunda-feira (28), a agência de viagens anunciou iniciou um plano de reestruturação "com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado".
"Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira", informou, em nota, a empresa.
A 123milhas não informou, no entanto, quantos funcionários foram demitidos.
O QUE É RECUPERAÇÃO JUDICIAL?
A Recuperação Judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência.
O processo permite que companhias suspendam e renegociem parte das dívidas acumuladas em um período de crise, evitando o encerramento das atividades, demissões e falta de pagamentos.
MP DE SÃO PAULO ABRE INQUÉRITO CONTRA 123 MILHAS
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um inquérito para apurar supostas práticas abusivas praticadas pela empresa 123Milhas no cancelamento de voos e hospedagens e na limitação do reembolso dos valores pagos pelos clientes.
Segundo as informações do MPSP, para instaurar o inquérito, o promotor Cesar Ricardo Martins, da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital levou em conta o elevado número de reclamações contra a 123Milhas registradas em plataformas online e no Procon.
973 registros foram relativos aos assuntos tratados no inquérito.
"A pessoa jurídica recebeu prazo de 15 dias para esclarecer, entre outros pontos, se houve cancelamento de pacotes turísticos por culpa da investigada, por falta de repasse de valores às companhias áreas e às redes hoteleiras”, diz o MPSP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A 123 MILHAS?
A agência de viagens 123Milhas anunciou na sexta-feira (18), a suspensão temporária da emissão de passagens de uma linha promocional com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
O cancelamento é válido para passagens e pacotes do plano PROMO, que têm datas flexíveis e são vendidos em valores abaixo do mercado.
“Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023”.Equipe 123 milhas
A empresa informou que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes.
A devolução será feita em "vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes".
Segundo a agência, esses vouchers poderão ser usados em produtos da 123 Milhas.
No comunicado, contudo, a empresa não deixou claro se haverá ressarcimento em dinheiro, para uso além de seus serviços.
123 MILHAS FALIU?
Em nota publicada no site da empresa no último dia 18, a 123milhas afirmou que todos os demais produtos da empresa permanecem sem nenhuma alteração.
"A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha Promo representa 7% dos embarques de 2023 da companhia.", informou a companhia.
A agência afirmou que a ação de suspensão temporária trata-se de uma decisão responsável no sentido de preservar os valores pagos pelos clientes.
"A empresa continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas as melhores e mais acessíveis experiências em viagens e turismo”, conclui a nota.
ONDE SOLICITAR OS VOUCHERS?
A solicitação dos vouchers poderá ser feita pelos canais oficiais da agência:
- Site da empresa: www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba "Promo 123";
- WhatsApp: (31) 99397-0210.
Com informações da Agência Estado.