A reta final para o Dia das Crianças deverá movimentar as vendas do comércio varejista em Pernambuco. Pelo menos é isso que mostra levantamento da Fecomércio-PE, em parceria com a Ceplan. Segundo a pesquisa, 68% dos consumidores pernambucanos têm intenção de comemorar o Dia das Crianças em 2023 - a maioria indo às compras ainda esta semana.
O desejo de comprar presentes foi indicado por 74,5% dos pesquisados, enquanto 26,6% pretendem comemorar em casa e 29,5% pretendem fazer passeio ou viajar.
Mais da metade dos consumidores (61,7%) efetivará compras na mesma semana da data comemorativa, gastando um ticket médio (preço médio per capita das compras) de R$123. O valor médio varia entre R$131 para homens e R$116 para mulheres.
Além das compras, a pesquisa também questionou os respondentes acerca de escolhas relacionadas a atividades recreativas.
Neste caso, predomina a escolha por praias, parques e praças, seguida por parques de diversão e estabelecimentos de entretenimento com jogos eletrônicos. No primeiro caso, não há custos de acesso, o que segue um desejo de restringir o consumo.
Sobre os locais escolhidos para a compra dos presentes, 55,8% efetuarão compras no comércio tradicional; 42,4% em shoppings centers; e 13,2% no comércio eletrônico. Como as escolhas não são mutuamente excludentes, os consumidores podem buscar um canal de compra para pesquisa, mas efetuá-la por outro meio, motivado seja por oferta ou preços. Ou, ainda, comprar mais de um presente em diferentes locais. Por isso, os percentuais indicados somam mais de 100%.
A forma de pagamento à vista (dinheiro, Pix e cartão de débito) somam 56% das preferências dos consumidores que pretendem presentear neste Dia das Crianças, enquanto 57% utilizarão o cartão de crédito. A possibilidade de os consumidores escolherem mais de uma opção de pagamento para uma aquisição (ou mais) indica a possibilidade de optarem por um mix de pagamentos entre modalidades.
ESCOLHA DOS PRESENTES
Os itens mais demandados serão brinquedos ou jogos não eletrônicos (65,2%), roupas ou acessórios de vestuário (24,5%) e calçados (10,9%). Nos últimos 12 meses, na cidade do Recife, houve inflação leve em brinquedos (2,22%) e nas roupas infantis (4,95%). Paralelamente, os consoles (videogames) apresentaram deflação (-10,7%). Esse comportamento de preços pode vir a influenciar os consumidores no momento de presentear.
EXPECTATIVA DO VAREJO
Para os estabelecimentos, a pesquisa revelou uma baixa intenção de emprego de mão de obra temporária para apoiar as vendas do Dia das Crianças.
No comércio tradicional, apenas 3,3% dos lojistas incrementarão o quadro de pessoal. Diferente é o quadro do segmento de alimentação no comércio tradicional, onde 14,3% dos estabelecimentos pretendem contratar temporários para a sazonalidade.
As principais estratégias dos empresários e gestores para alavancar as vendas foram o uso de internet e redes sociais, principalmente no comércio tradicional. Em shoppings centers, também optou-se pelo uso da internet, mas o incentivo à equipe de colaboradores foi a estratégia predominante.
A expectativa para o desempenho das vendas no Dia das Crianças é otimista entre os empresários: no varejo tradicional, 58,6% acreditam que as vendas serão maiores do que em 2022, percentual maior foi registrado nos shoppings centers (67,2%).
No segmento de alimentação do comércio tradicional, registrou-se que 42,7% dos entrevistados esperam vender mais em relação ao Dia das Crianças do ano passado, e 63,1% dos empresários de alimentação nos shoppings centers seguem a mesma linha.
Lastreiam esse otimismo: a melhora da confiança do consumidor; o mercado de trabalho formal se recuperando; e a oferta de descontos aos consumidores para a data.
Os empresários do varejo estimam crescimento nas vendas de 11,4% no comércio tradicional e 11,6% nos shoppings centers. Já no segmento de alimentação, a estimativa é de avanço de 8,8% no comércio tradicional e 9,5% nos shoppings.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, em referência aos resultados da pesquisa, observou que “os consumidores planejam adotar uma abordagem mais econômica para o Dia das Crianças em comparação com outras celebrações". Ou seja, o ticket médio dos presentes para o Dia das Crianças é menor do que em outras datas comemorativas.
"Os varejistas pernambucanos devem estar atentos às estratégias de vendas e às preferências de pagamento dos consumidores, bem como às tendências de compra e celebração identificadas na pesquisa. Aproveitar o momento de recuo inflacionário e avanço na atividade do comércio em Pernambuco é importante para atrair mais consumidores. Usar plataformas digitais pode ajudar ainda mais a divulgar a marca e apresentar produtos e serviços aos consumidores”, diz ele.