Um dos momentos mais aguardados para os consumidores brasileiros, o Black Friday está próximo. O tradicional dia de liquidação do comércio, sempre realizado na última sexta-feira do mês de novembro, acontecerá este ano no dia 24, porém já começaram a surgir promoções como "esquenta".
Mas os consumidores precisam tomar muito cuidado, já que está época também possui um grande perigo da violação dos direitos do consumidor por parte dos negociantes.
Por isso, é necessário está ligado no Código de Defesa do Consumidor, para não acabar caindo em pequenos detalhes.
Confira 5 direitos dos consumidores e fique ligado
1º Produtos com preços diferentes
De acordo com o decreto de Lei n° 5.903/2006, quando o produto apresentar dois preços diferentes na etiqueta, o menor valor é o que deve prevalecer na hora da venda.
2º Compra online
Tome muito cuidado com os preços enganosos que apresentam em lojas online, já que segundo o código de defesa do consumidor, propaganda enganosa consiste em um crime.
3º Desistência de compra pela internet
Caso o consumidor tenha se arrependido da compra feita pela internet, no artigo 49 do ordenamento jurídico, que a pessoa poderá cancelar a compra e receber o reembolso da compra de volta, além das taxas em até 7 dias.
4º Garantia dos produtos
O cliente tem direito a 30 dias para reclamar do produto ao fornecedor caso algo esteja errado. Caso seja um artigo durável, este tempo aumenta para 90. Caso seja necessário, um restituição do valor, substituição da mercadoria ou abatimento no valor final pode acontecer.
O que se deve fazer quando os direitos não são respeitados?
O mais indicado pelos especialistas é que o consumidor ludibriado denuncie a loja para o Procon, ou pelo site Reclame Aqui.