Negócios, cultura, encontros, reflexões, identidade e memória. A 2ª Expo Preta RioMar reúne tudo isso em um só evento. Desta sexta-feira (17) até domingo (19), o RioMar Recife e o Instituto JCPM de Compromisso Social promovem a mostra, no mês que marca a celebração da Consciência Negra.
Dedicada ao afroempreendedorismo, a feira reúne mais de 50 expositores do Grande Recife, que vão apresentar seus produtos e serviços ao público. É uma oportunidade de conhecer o que homens e mulheres pretas estão criando no Estado. A programação é quase toda gratuita, com exceção do show de Negra Li, que tem ingressos acessíveis, a R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira).
O sucesso da 1ª Expo Preta, no ano passado, inclusive com reeconhecimento e premiação, estimulou uma edição ainda mais robusta este ano. O número de afroempreendedores aumentou, a área de atuação foi expandida do Recife para a Região Metropolitana, foi criado o Espaço Literatura Preta, terá desfile de moda e a abertura será comandada por uma grande artista, a cantora Negra Li. A mostra estará montada no Piso L3 do RioMar.
A partir de painéis de conteúdo, oficinas, mostra de artes visuais e apresentações culturais de classificação livre, a programação da 2ª Expo Preta RioMar alcança todas as pessoas. "Trata-se de uma iniciativa de enorme valor agregado para promover a reflexão sobre os desafios enfrentados na construção de uma sociedade sustentável. Tudo isso construído de forma coletiva, inclusiva e plural", ressalta a gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, Thayara Paschoal.
AFROEMPREENDEDORES CONECTADOS
A Expo Preta será uma oportunidade de apresentar os produtos e serviços dos afroempreendedores prnambucanos ao público em geral, além de permitir uma conexão entre eles, com troca de experências e informações.
Somados os expositores com os participantes da programação cultural, mais de 50 pessoas afroempreendedoras serão contempladas na 2ª. Expo Preta RioMar. É o caso de Marta Soares, que participa pela primeira vez da mostra com a sua grife Negra Rosa, especializada em cuidado capilar, skincare e maquiagem para pessoas negras.
"É muito gratificante como empreendedora preta ocupar diferentes espaços para mostrar a essência do meu trabalho, que vai além da venda de produtos. A Negra Rosa tem entre seus objetivos elevar a autoestima e empoderar as pessoas pretas através de cosméticos apropriados para cada tom de pele", afirma.
Segundo Tiago Salvador, estilista da marca artesanal e sustentável Timóteo, que estará na mostra pela segunda vez, a visibilidade proporcionada pela exposição aos empreendedores e seus territórios tem um impacto imensurável, abrindo portas para novas conexões e parcerias. “As vendas impulsionadas pelo evento não se limitam ao período da exposição, elas se estendem ao longo do ano, com novos contatos que se tornaram clientes fixos”, conta.
Feira ajuda a ampliar repertório
Como atesta Tiago, a participação em feiras é uma oportunidade significativa para empreendedores ampliarem sua projeção, estabelecerem conexões de negócios e acessarem novos mercados. Contudo, esses eventos muitas vezes envolvem custos consideráveis, incluindo taxas de inscrição, produção de material promocional, e logística, tornando-se uma barreira para muitos empreendedores negros que já enfrentam desafios sistêmicos, incluindo acesso limitado a capital e redes de apoio.
Reconhecendo essa realidade, a Expo Preta RioMar oferece uma ajuda de custo diária para os expositores, visando minimizar essas barreiras financeiras. Esse apoio é crucial não apenas para garantir a presença de empreendedores negros no evento, mas também para promover a igualdade de oportunidades dentro do ecossistema empreendedor.
SERVIÇO
O quê: 2ª Expo Preta RioMar - Realização do RioMar Recife e IJCPM
Quando e onde: De 17 a 19/11, no Teatro RioMar e no piso L3 do RioMar Recife
Horário: A mostra de produtos e serviços ocorre no mesmo horário de funcionamento do shopping: das 9h às 22h, na sexta e sábado, e das 12h às 21h, no domingo. Programação cultural e painéis de conteúdo começam às 13h e seguem até as 21h
Confira a programação:
DIA 17/11 (Sexta-feira)
13h, 14h e 15h - Oficinas de Afrobetização - Jogos de leitura e contação de histórias, com Gláucio Ramos
16h - Apresentação de Jason MC
16h30 - Apresentação de Alaka MC
17h - Apresentação de Bione
17h30 - Painel "Protagonismo feminino na arte urbana", com Tássia Seaba e Nathê Ferreira. Mediação de Rafaella Gomes.
19h - Abertura oficial da Expo Preta RioMar, com show de Negra Li e apresentação de Pedro Lins
19h às 21h - DJ Rainha do Recife
DIA 18/11 (Sábado)
13h - Apresentação da Twerk Recife
14h - Painel "Histórias que inspiram", com Edna Dantas e Jarda Araújo. Mediação de Julio Pascoal.
15h - Apresentação do “Maracatu Encanto do Pina”
15h30 - Painel "Letramento Racial", com Manoela Alves e Diogo Ramos. Mediação de Dayse Rodrigues
16h30 - Apresentação do Afrobaile B2B Baile Charme, com DJ Boneka e Phino
17h10 - Desfile de moda africana com o estilista Lassana Mangassouba
18h - Painel com Tia Má e mediação de Pedro Lins (Oferecimento do RioMar)
19h - Painel: "Educação Financeira", com Viviane Silva
20h às 21h - Apresentação do DJ Makeda
DIA 19/11 (Domingo)
12h - Painel “Saúde Mental e Saúde Integrativa”, com Maria Beatriz e Andreza dos Anjos
12h30 às 14h - Apresentação do DJ VIBRA
13h30 - Desfile Moda Mangue
14h - Apresentação "Toda Música tem história pra contar", com Kemla Batista e Dra. Honoris Causa
15h - Painel "Comunicação antirracista", com Sharon Baptista e Lenne Ferreira. Mediação de Thiago Augustto.
16h - Painel ''Religiões de matrizes africanas", com Neto e Janielly Azevedo. Mediação de Jamesson Vieira.
17h - Apresentação das Sereias Teimosas
17h30 - Pocket do Espetáculo “Território de Passos e Sonhos” do Balé Deveras
18h - Pocket Show de Gabi do Carmo
20h - Apresentação de Afromaica