O Pernambuco Centro de Convenções, o maior espaço de eventos do Estado, inicia as atividades em 2024 com a expectativa de receber duas vezes mais eventos que em 2023. A expectativa do Consórcio CID, responsável por administrar o equipamento, soma-se a números já consolidados. Em 2023, o Pernambuco Centro de Convenções triplicou o número de eventos realizados, saindo de 136 em 2022 para 450 até o final de dezembro último.
INVESTIMENTO DO CONSÓRCIO CID
A perspectiva para este ano é de investir em torno de R$ 10 milhões em infraestrutura, realizando a modernização e requalificação de espaços e da estrutura física do complexo. Entre as obras mais aguardadas, já em andamento na área de convenções, está a ampla reforma das salas multifuncionais, que passarão a ser moduláveis. Os espaços contarão com projeto acústico específico para a realização de eventos diversos concomitantemente nos novos ambientes.
“Trabalhamos com afinco para atrair cada vez mais eventos para o Pernambuco Centro de Convenções. Temos uma das maiores áreas para eventos do Brasil e a multifuncionalidade dos espaços permite a realização de diferentes iniciativas simultaneamente. É um equipamento completo, que está ficando cada vez mais moderno, a partir do investimento maciço feito pelo Consórcio CID”, destaca o CEO Claudio Vasconcelos.
ENERGIA SOLAR
Outra novidade que promete grande impacto será a implantação de painéis fotovoltaicos no teto do pavilhão para a geração de energia solar, trazendo mais economia e sustentabilidade para o espaço. Serão executadas ainda melhorias na iluminação interna e externa do Centro de Convenções, que ganhará também novos camarotes no Teatro Guararapes.
Até o final de 2024, o Pernambuco Centro de Convenções passará a contar também com um portfólio de empresas operando no equipamento. Novas salas serão reformadas e oferecidas para uso comercial, permitindo que empresas possam se instalar no espaço, ocupando ambientes de até 2 mil metros quadrados.
BALANÇO DE OBRAS
Ao longo do ano de 2023, o Consórcio CID investiu em torno de R$ 10 milhões em melhorias na infraestrutura do complexo de eventos, aplicados em obras como a nova área externa para eventos; o início da reforma do Teatro Guararapes; a reforma dos banheiros do Pavilhão de Feiras (em andamento); o retrofit do ar-condicionado do equipamento, e na substituição da iluminação do Pavilhão de Feiras para lâmpadas em LED.
Esta última medida agradou em especial aos produtores de eventos, pela economia de energia gerada e pela maior qualidade na iluminação, destacando estandes e cenários. Foi instalada ainda nova sinalização no estacionamento e feita a requalificação das redes elétrica e hidráulica de todo o complexo.