Covid-19

Conmebol aguarda Fifa sobre adiamento das primeiras rodadas das eliminatórias para Copa por causa do coronavírus

Entidade máxima do futebol deve dar o parecer por conta da epidemia mundial da Covid-19, que afeta muito a Ásia e a Europa, e tem primeiros casos na América do Sul

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 10/03/2020 às 19:21
Notícia
AFP
Seleção jogará na Arena de Pernambuco no dia 27 de março - AFP
Leitura:

O surto do coronavírus no mundo pode influenciar na disputa das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. De acordo com o Uol, existe a expectativa - por parte da Conmebol e da Fifa - de que as duas primeiras rodadas da competição sejam adiadas. Nisso, inclui-se a partida da Seleção Brasileira no Recife, contra a Bolívia, no dia 27 de março. O outro duelo será contra o Peru, no dia 31, em Lima. Por outro lado, a Federação Pernambucana de Futebol se pronunciou, dizendo que não acredita no adiamento e que a programação está mantida, com a venda de ingressos iniciando nesta quarta-feira (11). 

A instituição sul-americana lançou um comunicado informando que segue no aguardo da entidade máxima do futebol para se posicionar sobre a situação. Mundialmente, tem se trabalhado na contenção do coronavírus o quanto antes. Desta forma, vários cuidados têm sido tomados, com o adiamento e cancelamento de grandes eventos, inclusive esportivos. Por exemplo, a eliminatória asiática para a Copa do Mundo 2022, já teve sua primeira rodada adiada. Na Europa, os jogos começam a ser marcados sem a presença de torcida, e há essa precaução também sobre a doença nas eliminatórias da América do Sul.

Na Itália, a Federação Italiana de Futebol já anunciou a suspensão de todas as partidas das suas ligas até o dia 3 de abril, com prazo até o dia 31 de maio para se recuperar e encerrar a Serie A. Se o Campeonato Italiano não puder ser concluído por conta do Covid-19, há três hipóteses para a conclusão do torneio: Disputa de playoffs para título e rebaixamento, homologação da classificação no momento da pausa (dia 9 de março, em que a decisão foi tomada), ou título vago e confirmação das vagas europeias à Uefa.

CHAMPIONS LEAGUE

No maior campeonato de clubes do planeta, o temor é crescente. Na rodada dos jogos de volta das oitavas de final, cinco dos oito jogos não contarão com presença da torcida. Um deles já aconteceu, que foi o duelo Valencia 3x4 Atalanta, disputado na Espanha. No mesmo país, o confronto entre Barcelona x Napoli, marcado para o Camp Nou, também não terá espectadores. Apenas os duelos entre RB Leipzig 3x0 Tottenham, dos jogos já realizados, teve torcida. Os outros que receberão serão Liverpool x Atlético de Madrid e Manchester City x Real Madrid. 

JOGOS OLÍMPICOS 

As Olimpíadas de Tóquio, marcadas para acontecer entre julho e agosto deste ano, podem passar por adiamento também. De acordo com o Wall Street Journal, jornal estadunidense, os Jogos podem acontecer em um ou dois anos, segundo o membro do grupo executivo do Comitê Organizador das Olimpíadas, Haruyuki Takahashi. De qualquer forma, o Japão já contabiliza o prejuízo econômico que deve ter com as mudanças. No final de março, uma outra reunião do Comitê deve ser realizada para discutir outras questões sobre a possível mudança de data.

PALAVRA DA FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL

Anfitriã da comissão técnica da seleção brasileira durante a visita aos estádios que serão usados para treinos antes da abertura das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, a Federação Pernambucana de Futebol não vê possibilidade de o jogo com a Bolívia ser adiado, por conta do novo coronavírus. Confirmando o início da venda dos ingressos para esta quarta-feira.

Diretor de competições da FPF, Murilo Falcão disse que em nenhum momento a CBF falou sobre a possibilidade de adiamento da partida, marcada para o próximo dia 27, na Arena de Pernambuco. Ele acompanhou o técnico Tite e o diretor da entidade Juninho Paulista, durante a vistoria de segunda-feira da Ilha do Retiro e da própria arena em São Lourenço da Mata.

"Não tem nada disso. Tanto que os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira", ressaltou. "E Pernambuco não tem nenhum caso confirmado", acrescentou. Murilo Falcão lembrou ainda que o próprio Tite falou durante a entrevista coletiva, na sede da FPF, que a CBF vem monitorando todos os atletas que jogam na Europa.

Os ingressos começam a ser vendido às 10h desta quarta, exclusivamente pelo site www.eliminatorias2022.com.br

Casos de Coronavírus na América do Sul: 

 

Brasil: 34

Equador: 15

Chile: 13

Argentina: 12 (uma morte)

Peru: 9

Colômbia: 3

Paraguai: 1

Total: 77 casos e uma morte

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias