Copa América é adiada para 2021 por conta do coronavírus

A Copa América entrou para a lista de eventos esportivos adiados por conta do coronavírus. O torneio continental será realizado no dia 11 de junho de 2021
Gabriela Máxima
Publicado em 17/03/2020 às 11:26
Eurocopa e Copa América adiadas Foto: AFP


A Copa América entrou na lista das competições adiadas por conta do coronavírus. Na manhã desta terça-feira, um comitê da Conmebol oficializou a suspensão do torneio, que foi remarcado para acontecer entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2021. O evento começaria no próximo dia 12 de junho.

A alteração da Copa América segue os passos da Uefa, que também determinou o postergamento da Eurocopa para o próximo ano.

A competição continental de 12 seleções vai ser disputada entre os dias 11 de junho a 11 de julho de 2021, na Colômbia e na Argentina, definidas anteriormente como sedes do torneio. Elas estão mantidas, assim como os grupos e o formato de disputa.

No sorteio realizado anteriormente, o Brasil, o atual campeão da Conmebol, havia sido apontado como cabeça de chave do Grupo B, ao lado da anfitriã Colômbia e também de Equador, Peru, Venezuela e do Catar, convidada do torneio, assim como a Austrália, que está na outra chave a A, da Argentina.

DECISÃO

De acordo com a Conmebol, a decisão foi adotada com o apoio dos presidentes das federações que a compõem, além dos governos dos países-sede, destacando que nesse momento a prioridade é proteger a saúde e a segurança das seleções, torcedores, imprensa e dos cidadãos.

"É uma medida extraordinária para uma situação inesperada e, portanto, responde à necessidade fundamental de evitar uma evolução exponencial do vírus; presente já em todos os países das Associações Membro da Confederação. Para a CONMEBOL não foi fácil tomar essa decisão, mas devemos sempre proteger a saúde dos nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano", disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

O dirigente também indicou que a Uefa foi consultada para a tomada da decisão. Anteriormente, a Conmebol havia decidido ajustar o seu torneio de seleções ao calendário da Uefa, que também precisou adiar a Eurocopa. "Agradecemos também a Uefa e seu presidente, Aleksander Ceferin, pelo trabalho conjunto e pela decisão coordenada de postergar a Eurocopa 2020 em benefício de toda a família do futebol", acrescentou o dirigente sul-americano.

A Copa América não é a única competição sul-americana afetada pelo surto de coronavírus. Anteriormente, o início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, que teriam os primeiros jogos disputados de 27 a 31 de março, foram adiados, com data a definir. E os jogos da Copa Libertadores, que teria mais uma rodada da fase de grupos nesta semana, também foram suspensos.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
Copa América Seleção Brasileira Coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory