Vem do basquete o primeiro atleta de alto rendimento a atuar no Brasil diagnosticado com o novo coronavírus, o covid-19. Na última quarta-feira (18), o Paulistano informou à Liga Nacional de Basquete (LNB) que um de seus jogadores tinha sido infectado. De acordo com a Coluna Olhar Olímpico, do Uol, trata-se do pivô Maique, que esteve em quadra no último dia 9, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), na derrota contra o Unifacisa por 101 x 90.
"O atleta começou a apresentar tosse leve e falta de ar no dia 13 de março (sexta). No dia 15 de março (domingo) o atleta se sentiu febril pela manhã e foi encaminhado imediatamente ao Pronto Socorro do Hospital Beneficência Portuguesa, onde foi isolado e submetido a uma série de exames. O resultado positivo do teste para Covid-19 foi liberado no início da noite de 17 de março", informou o Paulistano.
O pivô do Paulistano recebeu alta médica na noite da última quarta-feira e está fazendo o restante do tratamento em casa.
A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou no último dia 12 a suspensão de todas as suas competições por tempo indeterminado, em decisão entrou em vigor a partir do dia 13 e foi tomada devido à pandemia de coronavírus. A NBA tomou a mesma medida um dia antes, após Rudy Gobert, do Utah Jazz, testar positivo para o Covid-19.
Seguindo a orientação da Federação Internacional de Basquete (FIBA) e da ConsuBasquet, órgão que regula o basquete na América do Sul, a Confederação Brasileira de Basketball anunciou também em 12 de março o adiamento do início do Campeonato Brasileiro Adulto profissional. A medida igualmente foi reflexo da pandemia do coronavírus. O torneio começaria no domingo (15), com o jogo inaugural entre Cerrado Basquete e Basquete Anapolino, às 18h, em Brasília.