Palmeiras faz estudo sobre redução salarial durante paralisação por coronavírus

No entender do Palmeiras, não é preciso ter pressa para se chegar a um acordo. Durante as férias de abril a diretoria vai colher mais informações sobre a situação financeira da equipe,
Estadão Conteúdo
Publicado em 31/03/2020 às 14:25
O técnico estava no Vasco durante o Brasileirão 2019 Foto: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem


O Palmeiras começa nesta quarta-feira o período de férias coletivas do elenco e uma fase de estudos para definir como será aplicado uma possível redução salarial ao elenco durante a paralisação do calendário pela pandemia do novo coronavírus. A diretoria quer primeiramente avaliar a situação financeira do clube antes de propor alguma alteração aos jogadores.

O que já está definido é o período de férias coletivas dos jogadores e membros da comissão técnica. De 1.º até 20 de abril, todos ganham um período de descanso com a possibilidade de ser ampliado por mais 10 dias. Essa definição veio em acordo coletivo após as séries de reuniões entre a Comissão Nacional de Clubes (CNC) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf).

Acordo individual

Agora, quanto ao valor de redução salarial, cada equipe poderá preparar um acordo individual. O Palmeiras pagará aos jogadores os vencimentos integrais de março (valor previsto em carteira e mais direitos de imagem) ainda no início de abril. Ao longo do mês, a diretoria vai realizar um estudo sobre a situação financeira para definir como ficará o acerto a ser pago no começo de maio.

No entender do Palmeiras, não é preciso ter pressa para se chegar a um acordo. Durante abril a diretoria acredita ser provável ter mais informações sobre a situação financeira da equipe, assim como ter um panorama mais apurado sobre a situação da pandemia no Brasil e a possível melhora do quadro. Caso a situação não se altere, a partir da avaliação financeira poderá ser proposto ao elenco alguma redução ou combinar que o pagamento referente ao mês seja adiado para outra data.

O clube também tem buscado reduzir despesas para que o período sem jogos no calendário não prejudique as finanças. Além disso, o Palmeiras conta com recursos extras, em especial uma ajuda vinda da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que adiantou o pagamento de R$ 9 milhões. O valor corresponde à parcela de 60% da cota de participação na Copa Libertadores.

Luxamburgo diz que momento é de solidariedade

O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, utilizou a sua conta no Twitter para conscientizar os seus seguidores quanto aos cuidados que devem tomar para evitar o coronavírus. "Devemos acompanhar as recomendações dos órgãos sanitários para fazermos a higiene correta e colaborar não só com a gente, mas com o próximo também. O momento é de solidariedade, contribuição e colaboração de todos", destacou em vídeo postado por ele.

O ex-goleiro do Palmeiras Marcos publicou na sua conta pessoal no Instagram que iria assumir o salário de dez pessoas que porventura percam seus empregos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
futebol coronavírus Palmeiras
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory