coronavírus

Seleção brasileira de 1982 se une para arrecadar doações para ajudar favelas contra covid-19

Zico, Júnior, Falcão, Toninho Cerezo, Serginho Chulapa e Careca participam do vídeo da campanha

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/04/2020 às 19:16 | Atualizado em 15/04/2020 às 19:50
Acervo CBF/Divulgação
Jogadores da Seleção Brasileira de 1982, que disputou a Copa do Mundo na Espanha. - FOTO: Acervo CBF/Divulgação

Ex-craques da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1982 na Espanha se reuniram em uma campanha para arrecadar doações e ajudar as favelas na luta contra a covid-19.

Lendas como Zico, Júnior, Falcão, Toninho Cerezo, Serginho Chulapa e Careca (que não pôde ir ao Mundial por estar machucado) participaram da iniciativa, lançada pela Central Única das Favelas (Cufa), para ajudar a população mais vulnerável na luta contra o vírus.

Em um vídeo, os ex-jogadores pedem ajuda da população para ajudar "os irmãos" que vivem nessas comunidades.

"A seleção brasileira de 1982 ficou conhecida pela criatividade, pela união e pelo trabalho coletivo. Pois agora, nós vamos entrar em campo de novo pelo nosso Brasil", diz Falcão, o primeiro jogador a aparecer no vídeo. "A seleção de 82 e você, juntos contra o coronavírus", termina o astro do time, Zico.

Constelação de estrelas

Nas imagens aparecem Falcão, Júnior, Careca, Éder, Toninho Cerezo, Serginho Chulapa, Oscar, Pedrinho, Roberto Dinamite, Batista, Luizinho, Edinho, Paulo Isidoro, Carlos, Paulo Sérgio, Renato, Juninho, Leandro e Zico.

A campanha da Cufa é denominada "Mães da Favela" e procura criar um fundo de solidariedade para combater a Covid-19 nas comunidades assistidas pela organização.

Segundo especialistas, a covid-19 pode ter um impacto maior nas favelas, onde há alta densidade populacional.

A seleção brasileira que disputou o Mundial de 1982 era considerada a favorita ao título mas acabou sendo eliminada na segunda fase ao perder por 3x2 para a Itália, que mais tarde se sagraria campeã, em um jogo que foi considerado um dos mais épicos da história das Copas do Mundo.

Segundo dados do censo de 2010, cerca de 11,5 milhões de brasileiros vivem em favelas (6% da população naquele ano).

Na área urbana do Rio de Janeiro, um em cada quatro habitantes (1,5 milhão de pessoas) reside nessas áreas.

No Brasil, 25.262 casos do novo coronavírus foram notificados até esta quarta e 1.532 mortes foram registradas.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, uma overdose de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Para você, quais os maiores meias que já vestiram a amarelinha? Qual seria o time ideal combinando os jogadores que disputaram as Copas do Mundo de 1982 e 2002 pelo Brasil?

Além desses temas, o programa também trouxe o tradicional duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade. Nesta semana, o embate foi entre Modric x Seedoorf. Quem você prefere? Também relembramos um grande jogo da Copa do Mundo de 2010, onde o atacante Luiz Suárez saiu de vilão para herói com a camisa do Uruguai. Ah, na trilha sonora do programa... Queen! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.

?

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias