O Bayern de Munique vendeu 100 mil máscaras de proteção personalizadas contra o novo coronavírus, um dia após colocá-las à venda em suas lojas virtuais. O dinheiro oriundo da comercialização do produto será destinado à "WeKickCorona", iniciativa criada pelo lateral-direito Joshua Kimmich e pelo meio-campista Leon Goretzka. A equipe exaltou a demonstração de solidariedade de seus jogadores.
"Com esta campanha, queremos mostrar que o Bayern está fazendo todo o possível para lidar com a pandemia de maneira exemplar e disciplinada. Ao mesmo tempo, temos o prazer de poder contribuir para a grande iniciativa de Kimmich e Goretzka. É uma grande prova de que nossos profissionais atuam como modelos na sociedade e que demonstrem solidariedade nesta crise", disse Karl-Heinz Rummenigge, diretor geral do Bayern.
A confecção das máscaras foi realizada com lenços comemorativos pelos 120 anos do clube bávaro. Eles seriam distribuídos aos torcedores na partida contra o Chelsea, válida pela Liga dos Campeões, no dia 18 de março. É possível obter a peça individual por cerca de 7 euros (R$ 42) ou por uma promoção, onde três delas são vendidas por cerca de 18 euros (R$ 108). Os itens são reutilizáveis.
"Para nós, é uma preocupação central dar uma contribuição positiva na atual crise do covid-19. Em termos de sustentabilidade, o material já disponível no Bayern é reciclado por uma boa causa. Além disso, queremos reduzir a demanda por produtos médicos fabricando nossas máscaras improvisadas", acrescentou Jörg Wacker, chefe de internacionalização, estratégia e marketing do Conselho de Administração da equipe.
A iniciativa foi aderida por diversos clubes de futebol, mas também está presente em outras modalidades esportivas. A NBA, por exemplo, produz máscaras de proteção facial personalizadas com os emblemas das equipes participantes da liga de basquete . Toda receita oriunda com a venda dos itens, assim como as do Bayern, será direcionada para instituições de caridade.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o futebol segue paralisado há mais de um mês e meio e ainda não tem previsão de volta. No entanto, o esporte segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um programa exclusivo da Rádio Jornal sobre o futebol internacional. No episódio desta semana, um debate sobre Seleções que marcaram época no futebol, mas que nunca venceram uma Copa do Mundo. Dentre as citadas, está a Holanda de 1974, vice-campeã do mundo daquele ano e que tinha o gênio Johan Cruyff como principal craque.
Além deste assunto, o programa também relembrou partidas marcantes de Copa do Mundo e Champions League, além de montar um time ideal envolvendo craques da Premier League e da La Liga. Por fim, mas não menos importante, um duelo: Kevin de Bruyne ou Kaká? Na trilha sonora do programa...Red Hot Chili Peppers!