O ex-pivô Shaquille O'Neal, uma das lendas do basquete norte-americano, afirmou, nesta terça-feira, em entrevista ao jornal USA Today, que é a favor do cancelamento da temporada 2019/2020 da NBA por causa da pandemia do coronavírus.
"Acho que devemos desistir da temporada. Todos devem ir para casa, ficar em forma e voltar para a próxima temporada. Vamos cancelar, é fácil", afirmou o atual comentarista de TV, de 48 anos de idade. Ele também não aprova que os jogos sejam disputados a partir dos playoffs.
"Seja qual for a equipe a vencer o título, haverá um asterisco ao lado do nome, não terá o respeito que costumamos dar a um campeão", afirmou o ex-jogador, quatro vezes campeão da NBA nos anos de 2000, 2001, 2002 e 2006.
Campeão olímpico em Atlanta-1996 com a seleção dos Estados Unidos, Shaq afirmou que o mais importante neste momento é cuidar da saúde de todas as pessoas que trabalham na NBA. "É preciso cancelar a temporada e nos preocuparmos com a saúde dos espectadores e jogadores antes de voltar na próxima temporada."
Desde o dia 8 de maio, as equipes da NBA estarão autorizadas a reabrir suas instalações e organizar treinos individuais para os jogadores, embora pareça que poucas franquias estão dispostas a dar este passo no primeiro dia.
Cerca da metade das equipes está localizada em Estados onde os protocolos de prevenção contra a pandemia do coronavírus impedem atividades esportivas.