ISTAMBUL, Turquia - O Besiktas, de Istambul, anunciou nesta quinta-feira que identificou oito casos do novo coronavírus após testes realizados nos jogadores e na comissão técnica do clube, um mês após a retomada do campeonato de futebol na Turquia.
"Na quarta-feira, 13 de maio, realizamos um novo teste de controle de covid-19 em todos os nossos jogadores, nossa comissão técnica e os funcionários de nossas instalações", afirmou o clube.
"De acordo com os resultados, o vírus foi detectado em oito pessoas", disse o Besiktas no comunicado. O clube não especificou se os jogadores estão entre os que testaram positivo.
Este anúncio pode reforçar a preocupação de jogadores e treinadores na Turquia, quando o campeonato de futebol deve ser retomado em 12 de junho.
Na quarta-feira, o Erzurumspor, uma equipe da segunda divisão, anunciou que havia registrado onze casos do novo coronavírus, incluindo quatro jogadores.
"Obrigado Federação! O que vocês esperavam? Hoje, onze pessoas estão infectadas. Em poucos dias, esse número aumentará para 20!", disse Yusuf Acer, zagueiro do clube.
O Fenerbahçe também comunicou que um funcionário do clube testou positivo num primeiro teste, sendo que o resultado de um segundo exame foi negativo para a covid-19. Mesmo assim, o clube suspendeu preventivamente os treinamentos e programou novos testes na próxima semana.
O campeonato turco de futebol está suspenso há dois meses devido à pandemia do novo coronavírus, que causou cerca de 4.000 mortes na Turquia, segundo o último balanço publicado na quarta-feira.
Apesar da oposição de jogadores e treinadores, como o técnico do Galatasaray, Fatih Terim, a Federação Turca de Futebol (TFF) anunciou em 6 de maio que o campeonato será retomado em 12 de junho, inicialmente com portões fechados.
O presidente do TFF, Nihat Ozdemir, falou da possibilidade de receber público em estádios após algumas rodadas, quando a pandemia estiver controlada.