Depois da Alemanha reiniciar sua Bundesliga e a Espanha revelar planos de retomar o futebol em junho, a Itália poderá ser a terceira grande liga europeia a dar o aval para a volta de seu campeonato, se houver um acordo nesta quinta-feira (28) na reunião entre o governo e as entidades que regem o 'Calcio'.
Segue um resumo dos calendários previstos para o futebol na Europa:
Após o modesto campeonato das Ilhas Faroe, que voltou em meados de maio, a Bundesliga se tornou em 16 de maio a primeira grande liga europeia a retomar sua competição, após pouco mais de dois meses suspensa devido à pandemia.
A liga da Estônia voltou em 19 de maio, com três jogos sem torcida, enquanto que os campeonatos da República Tcheca e da Hungria retomaram suas atividades em 23 de maio.
O único campeonato da Europa que não foi suspenso devido à pandemia foi o de Belarus.
Ilhas Faroe: 9 de maio
Alemanha: 16 de maio
Estônia: 19 de maio
República Tcheca: 23 de maio
Hungria: 23 de maio
Com a perspectiva de uma volta autorizada para a semana de 8 de junho, a Espanha está muito perto de fazer a bola voltar a rolar em seus estádios.
Seria o segundo grande campeonato europeu a ser retomado, num país que foi duramente afetado pela pandemia, com mais de 28.000 mortos.
Dinamarca: 28 de maio
Polônia: 29 de maio
Sérvia: 30 de maio
Ucrânia: 30 de maio
Áustria: 2 de junho
Portugal: 3 de junho
Eslovênia: 5 de junho
Croácia: 6 de junho
Grécia: 6 de junho
Espanha: semana de 8 de junho
Turquia: 12 de junho
Noruega: 16 de junho
Rússia: 21 de junho
Finlândia: 1º de julho
Dois grandes campeonatos europeus esperam um aval das autoridades para decidir sobre a volta aos gramados: Inglaterra e Itália.
Os 20 clubes da Premier League votaram de maneira unânime pela volta dos treinos com contato, o que indica que a volta do futebol está cada vez mais próxima na Inglaterra.
Datas e objetivo:
Inglaterra: meados de junho
Itália: 14 de junho
Suíça: 20 de junho
A Holanda se tornou o primeiro país-membro da Uefa a suspender definitivamente seu campeonato, em 24 de abril. O título da temporada não foi atribuído.
A França seguiu os passos holandeses em 30 de abril, mas validou a tabela da Ligue 1 no momento da suspensão, sagrando o Paris Saint-Germain campeão nacional.
Também optaram por encerrar a temporada Luxemburgo, Bélgica, Chipre e Escócia.
Holanda: desde 24 de abril. Sem campeão.
Luxemburgo: desde 28 de abril. Sem campeão.
França: desde el 30 de abril. PSG campeão.
Chipre: desde el 15 de maio. Sem campeão até o momento.
Bélgica: desde el 15 de maio. Brugge campeão.
Escócia: desde el 18 de maio. Celtic campeão.