O Arsenal se classificou neste domingo (28) para as semifinais da Copa da Inglaterra ao vencer o Sheffield United por 2X1 fora de casa, graças a um gol nos acréscimos do espanhol Dani Ceballos. Na Premier Leaque, os Gunners não ocupam nenhuma vaga que classifica para os torneios europeus faltando sete rodadas antes do fim, com o nono lugar, mas os londrinos estão agora a apenas dois jogos da Liga Europa por meio da FA Cup.
"Sheffield é um lugar difícil de vencer. Voltamos a Wembley (para jogar as semifinais e a final). Estou muito feliz com a atitude e o desempenho dos jogadores", disse o técnico do Arsenal, o espanhol Mikel Arteta. "É uma ótima oportunidade para tentar conquistar um título e estar na Europa", acrescentou o técnico basco.
Sem Pierre-Emerick Aubameyang, deixado no banco, o marfinense Nicolas Pépé deu uma vantagem ao Arsenal ao converter um pênalti que havia sido confirmado pelo VAR (25). A arbitragem por vídeo também desempenhou um papel importante, anulando, corretamente, dois gols do time local por impedimento (10 e 58).
O Sheffield, em dificuldades desde que o campeonato foi retomado, poderiam ter merecido mais. O goleiro Dean Henderson quase empatou sem querer com um incrível chute impulsionado pelo vento e que passou perto do travessão (55) e Chris Basham perdeu uma oportunidade muito clara em seguida (58), depois de ter causado a penalidade no primeiro tempo.
Um enésimo erro defensivo dos Gunners nesta temporada pareceu que faria justiça ao placar. Após uma cobrança de lateral do Sheffield United, Sead Kolasinac tentou afastar mas a bola bateu em seu companheiro de equipe, Shkodran Mustafi, sobrando livre para David McGoldrick empatar (87).
Emiliano Martínez, substituto argentino do alemão Bernd Leno no gol do Arsenal, mais tarde salvou o Gunners com uma boa defesa, em um chute rasteiro do atacante Billy Sharp. Mas quando tudo levava a crer que haveria uma prorrogação o meia espanhol Dani Ceballos (emprestado pelo Real Madrid), penetrou na área pela direita e chutou cruzado, quase sem ângulo, marcando o gol da vitória do Arsenal (90+1).