O Chelsea (4º) perdeu a chance de subir ao pódio da Premier League e encaminhar sua classificação para a próxima Liga dos Campeões ao ser derrotado por 3 a 2 em sua visita ao West Ham (16º) no clássico londrino pela 32ª rodada da Premier League.
Horas antes, o Leicester (3º) havia perdido por 2 a 1 para o Everton (11º) mas manteve sua posição.
Apesar de saber da derrota dos 'Foxes', a equipe comandada pelo técnico Frank Lampard não pareceu estar ciente do que estava em jogo e foi superada por um adversário que luta para não ser rebaixado.
O brasileiro Willian foi o autor dos dois gols dos 'Blues' (aos 42, de pênalti e 72), enquanto que para o time da casa quem marcou foram o zagueiro tcheco Tomas Soucek (45+2) empatando pouco antes do intervalo, o atacante Michail Antonio (51) e o ponta ucraniano Andriy Yarmolenko, que fez o gol da vitória quase nos acréscimos (89), quando parecia que o jogo terminaria empatado.
O West Ham ainda havia marcado outro gol, por meio de Soucek, quando o placar ainda estava 0 a 0, mas o árbitro anulou por impedimento.
Esta foi a primeira vitória dos 'Hammers' desde a retomada do campeonato inglês após a interrupção causada pela pandemia de coronavírus e o resultado os coloca três pontos acima da zona de rebaixamento.
O Leicester (3º) também perdeu a chance de se consolidar no caminho rumo à Liga dos Campeões da próxima temporada ao perder por 2 a 1 fora de casa para o Everton (11º).
O brasileiro Richarlison (aos 10 minutos) e o islandês Gylfi Sigurdsson (aos 16, de pênalti) marcaram os gols do Everton, enquanto o nigeriano Kelechi Iheanacho diminuiu para o Leicester no início do segundo tempo (51), mas os visitantes não conseguiram sequer forçar o empate.
Apesar da derrota, o Leicester manteve seu terceiro lugar com um ponto a mais que o Chelsea.
Mas a luta pela vaga na Liga dos Campeões esquentou e outros perseguidores estão se aproximando. Manchester United (5º) e Wolverhampton (6º) têm dois pontos a menos que os 'Blues' e três a menos que o Leicester.
Até o Arsenal (7º) pode se dar ao luxo de sonhar. O time londrino venceu nesta quarta-feira por 4 a 0 fora de casa o lanterna Norwich City e ficou a oito pontos do Chelsea (e da zona da Champions), faltando seis rodadas (18 pontos em disputa).
O destaque dos 'Gunners' foi o gabonês Pierre Emerick Aubameyang, autor de dois gols que o fizeram superar a barreira dos 50 gols (51) mais rapidamente do que qualquer outro jogador antes na história do clube de Londres (79 jogos). O francês Thierry Henry marcou 50 gols em 83 jogos.
Mais atrás na tabela, o Newcastle (13º) também venceu nesta quarta: 4-1 no estádio do Bournemouth (19º), um adversário direto na luta pela permanência na primeira divisão.
Com esta vitória, o time do norte da Inglaterra chegou aos 42 pontos, 15 acima da zona de rebaixamento.
Sábado
Aston Villa - Wolverhampton 0 - 1
Domingo
Watford - Southampton 1 - 3
Segunda-feira
Crystal Palace - Burnley 0 - 1
Terça-feira
Brighton - Manchester United 0 - 3
Quarta-feira
AFC Bournemouth - Newcastle 1 - 4
Arsenal - Norwich City 4 - 0
Everton - Leicester 2 - 1
West Ham - Chelsea 3 - 2
Quinta-feira
(14h00) Sheffield United - Tottenham
(16h15) Manchester City - Liverpool